CONTEÚDO EM PARCERIA PARA A

nespresso logo
 ...

Como as árvores podem salvar o cultivo de café na Guatemala

Em Jalapa, onde são cultivados alguns dos melhores cafés da Guatemala, o solo vem sofrendo. Mas os agricultores estão utilizando práticas sustentáveis para revitalizar a biodiversidade e a produção de café.

Texto por Jack Neighbour

FOTOGRAFIA POR RENA EFFENDI

Uma volta à sombra

O produtor de café Don Willy Solares segura uma muda de árvore que no futuro vai fazer sombra nos pés de café dele. Numa tentativa de aumentar a produção cafeeira nos anos 1970, agricultores da região foram aconselhados a limpar as folhas para plantar mais café, criando consequências inesperadas como erosão, deslizamentos de terra e temperaturas mais elevadas no nível do solo, que levaram a um desequilíbrio do ecossistema.
Esse constante declínio agora está sendo revertido, à medida que o programa agroflorestal da Nespresso ajuda agricultores como Willy a resgatar variedades de árvores e implementar métodos mais tradicionais de crescimento sob a sombra. Isso garante a produtividade do café.

Fotografia por Rena Effendi

Agricultores podem colher tudo aquilo que plantam

Don Willy e sua esposa, Doña Maria, colhem grãos de café. Para Don Willy, os benefícios de adotar técnicas agrícolas sustentáveis vão muito além de uma produção mais volumosa. No futuro ele poderá tirar uma renda extra de frutas e madeira das árvores que vem plantando para proteger a paisagem – além do dinheiro extra que recebe da Nespresso pela alta qualidade do seu café.

Plantar para proteger

Sara, agrônoma certificada da Nespresso, treina trabalhadores em uma plantação de café. Eles chegaram com mudas que serão plantadas nas encostas onde o café já está sendo cultivado. Sara explica como essas árvores protegem o café, que cresce naturalmente na sombra, ao mesmo tempo em que geram vários outros benefícios – enriquecem o solo com nutrientes, despoluem a água do solo e fortificam a terra com suas raízes para evitar a erosão.
Aqui você encontra mais informações sobre o importante papel desempenhado por essas árvores no cultivo de café.

Fotografia por Rena Effendi

Lutando contra as mudanças climáticas

Agricultores locais permanecem atentos enquanto Sara conduz mais um treinamento sobre as encostas. O programa agroflorestal não consiste apenas em dizer aos agricultores quais árvores plantar e onde; trata-se de um apoio educacional contínuo criado para municiar os agricultores com conhecimento que os ajudará a proteger suas plantações e driblar os impactos das mudanças climáticas.

Fotografia por Rena Effendi

Demonstrando a importância das árvores

Durante o programa, agricultores e moradores locais plantam mudas de árvores em campos que simulam plantações de café, de maneira que outros possam ver e levar essas técnicas de plantação para suas próprias fazendas. Essas plantas formam uma barreira que cultiva a biodiversidade que, por sua vez, fertiliza naturalmente o solo e evita que ele seja levado pela água, um problema recorrente na região. No momento em que este texto foi redigido, 752.132 árvores haviam sido plantadas por meio do Programa AAA Nespresso em fazendas espalhadas pela região de Jalapa.

Um gosto de sol

Cultivar grãos de café de alta qualidade é só o primeiro passo na produção de um café que possa ser apreciado no mundo todo; o processamento é igualmente importante. Depois de terem sido devidamente extraídos dos frutos, os grãos de café são espalhados no terreiro de moagem úmida. A secagem feita ao sol ainda é uma das melhores formas de aprimorar o sabor dos grãos, preservando sua qualidade.

Resgatando o equilíbrio natural

As encostas montanhosas de Jalapa estão cheias de vida selvagem, e há um ecossistema equilibrado e delicado que garante o cultivo sustentável de café. Antigos métodos de cultivo, que envolviam a limpeza da terra e o uso excessivo do solo fértil, quebraram esse ciclo natural e fizeram com que a área ficasse vulnerável ao clima adverso. Mas agora os agricultores estão aprendendo a se inserir nesse ecossistema, implementando técnicas que os permitem viver e cultivar sem impactar a paisagem.
Veja mais histórias de café aqui.