Conteúdo em parceria para a

nespresso logo
 ...

O clima está mudando para os cafés colombianos

Na província colombiana de Caldas, pequenas propriedades familiares produtoras de café vivem sob a ameaça das mudanças climáticas, do envelhecimento da população e do êxodo dos jovens rumo à cidade. Mas há uma luz no fim do túnel.

Texto por Jack Neighbour

FOTOGRAFIA POR RENA EFFENDI

Transmitindo um legado de café

Alba Maria, matriarca de uma família que produz café há gerações em Caldas, Colômbia, seleciona cuidadosamente os grãos mais maduros para compor a safra de Arábica de alta qualidade. Embora os novos horizontes façam com que os jovens busquem as oportunidades profissionais disponíveis apenas na cidade, Alba Maria ainda tem esperança de que a segurança financeira trazida pelo Programa AAA Nespresso de Qualidade Sustentável ajude a filha dela a dar continuidade à tradição cafeeira da família.

Fotografia por Rena Effendi

Protegendo a subsistência da família

Para Alba e sua família, produzir café é um estilo de vida. Os grãos Arábica possuem grande significado cultural, e representam uma linhagem emocional que transmitiu a paixão e a tradição ao longo de várias gerações. Mas esse é um equilíbrio delicado, e o café precisa continuar sendo viável para que os agricultores possam sustentar suas famílias – uma única safra perdida pode deixá-los sem renda por seis meses. Programas de apoio como o AAA Nespresso oferecem um seguro para lavoura personalizado, que repõe as perdas de produtores como Alba caso o pior aconteça. Tais planos fazem parte de soluções contínuas de apoio criadas para ajudar os agricultores a modernizar sua produção sem perder a alma do ofício.

Fotografia por Rena Effendi

A tradição é levada adiante pelos jovens

O marido de Alba mostra os frutos do café para os netos. Há 7.200 árvores na propriedade rural deles, que fica em Caldas. É o mesmo número de árvores que Alba herdou dos avós, e que também pretende deixar para a neta. Além de ser uma herança cultural, o cultivo do café vem se tornando mais seguro do ponto de vista financeiro, e isso pode ser um grande incentivo para que os mais jovens – como a neta de Alba – assumam o posto lá frente, permitindo que as tradições de várias gerações continuem vivas.

Fotografia por Rena Effendi

Trabalhando para criar um futuro mais seguro

Em Aguadas, na altitude dos Andes, norte da província de Caldas, Don Fabio e sua esposa, Maria Lindelia, também dedicam suas vidas à produção de café de altíssima qualidade. Os dois estão entre os 1.500 membros da Cooperativa dos Produtores de Café de Aguadas, que decidiram trabalhar com a Nespresso numa tentativa de viver com mais conforto quando não tiverem mais condições de trabalhar na lavoura. Um fundo previdenciário coletivo garante que os dois poderão continuar tendo uma renda depois da aposentadoria e de uma longa vida de trabalho duro.

Fotografia por Rena Effendi

Em Aguadas, o café é motivo de comemoração

Em Aguadas, cidade andina que desponta em meio às nuvens, o café que vem das montanhas ao redor é coletado e levado até a cooperativa local por meio de uma forma única de transporte – aschivas. Decorados com belas pinturas coloridas, esses ônibus cheios de tradição refletem o clima da cidade sempre que os veículos chegam com as famílias e suas sacas de café. O evento é visto como uma celebração, um sinal de vida e vitalidade, e uma chance de colocar a conversa em dia com amigos que vivem longe da cidade.

Fotografia por Rena Effendi

A arte de produzir café de qualidade

É comum ver as coloridas chivas nas ruas da província de Caldas. Evidentemente, esses veículos também são como galerias de arte ambulantes, decorados com murais coloridos e vibrantes, frequentemente carregados de simbolismo religioso, com Jesus, anjos, santos ou a Virgem Maria retratada na parte de trás, para proteger as famílias e seu carregamento de café.

Fotografia por Rena Effendi

Várias mãos constroem juntas um futuro melhor

À medida que um esforço colaborativo entre a Nespresso e os produtores de café começa a garantir o futuro da bebida que o mundo todo consome todas as manhãs, as mudanças positivas vão criando raízes nas colinas verdejantes da paisagem de Caldas. Em locais onde o mau tempo chegava a destruir quase que totalmente o trabalho de um ano todo, planos de seguro garantem que os agricultores receberão por seu cuidado e esforço. Hoje em dia, é menos provável que os jovens queiram sair da região em busca de uma vida melhor na cidade, pois estão descobrindo que também é possível levar uma vida boa dando continuidade à herança revitalizada que receberam dos pais. Os mais velhos, por sua vez, podem se aposentar com segurança, sabendo que o trabalho de toda uma vida está em boas mãos.
Veja mais histórias de café aqui.

Fotografia por Rena Effendi

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados