Reduzir o uso de plástico da família é mais fácil do que se imagina. Veja como

Escolher a casquinha de sorvete em vez do copinho é uma dica divertida.

Por Allyson Shaw
Publicado 11 de jun. de 2018, 11:24 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Comprar em grande quantidade pode ajudar famílias a usar menos plástico, e também serve como ensinamento ...
Comprar em grande quantidade pode ajudar famílias a usar menos plástico, e também serve como ensinamento para as crianças.
Foto de Anne Cusack, Los Angeles Times, Getty

Sua família pode usar canudos, garrafas de água e sacolas de plástico só por alguns minutos, mas esses itens não desaparecem depois que são jogados fora. Itens que são usados apenas uma vez representam mais de 40% do plástico que é descartado, e, a cada ano, 8,8 milhões de toneladas de plástico jogados fora vão para o oceano. Esse lixo prejudica a vida marinha, polui a água e coloca a saúde humana em risco.

Os números são assustadores, mas você tem uma arma secreta para diminuir o uso de plástico da sua família: seus filhos.

Muitas crianças se importam muito com a vida selvagem – eles certamente não querem ver uma tartaruga marinha morrer sufocada com um canudo de plástico –, e crianças entendem que estão herdando uma Terra em crise. Mas pequenas mudanças na rotina da sua família podem incentivar seus filhos a fazerem uma verdadeira diferença na luta contra o plástico. Comece com as dicas abaixo.

1. Canudos são ruins

A melhor estimativa disponível atualmente é de que os Estados Unidos usem cerca de 500 milhões de canudos de plástico por dia. Ajude seus filhos a trocarem os canudos descartáveis, permitindo que eles comprem um canudo colorido reutilizável. Tenha-o em mãos para quando visitar restaurantes ou fizer lanches na rua.

2. Use a casquinha

Na sorveteria, sempre escolha uma casquinha no lugar de um copo com uma colher de plástico. (Escolha sua casquinha favorita). Vá mais longe, ajudando seus filhos a falar com o gerente da loja sobre utilizar utensílios recicláveis – seus filhos podem ser bonitinhos o bastante para fazer alguém mudar de ideia.

101 | Plástico
Da prospecção ao descarte, entenda como o material é produzido a partir de combustíveis fósseis.

3. Uma sacola de brindes melhor

Com a chegada dos aniversários, repense a sacola de brindes. Alguns dias depois da festa, os ioiôs de plástico e outros brinquedos começam a virar lixo. Trabalhe com seus filhos para escolher brindes ecológicos e que não sejam de plástico, como petiscos feitos em casa ou cupons para uma loja local.

4. Acabe com o embrulho

Itens enviados para sua casa normalmente vêm embalados em plástico e os brinquedos comprados em loja estão cobertos de plástico. Quando seus filhos quiserem algo, ajude-os a pensar em maneiras de evitar o excesso de plástico. Algumas coisas podem ser compradas de segunda mão, outras podem ser divididas ou emprestadas e algumas coisas nem são necessárias.

5. Um lanche mais leve

Uma criança de 8 a 12 anos joga fora em média cerca de 30 quilos de embalagens de lanches por ano. Ao invés de embrulhar o lanche de seus filhos em plástico, use embalagens reutilizáveis feitas de tecido. Crianças podem até fazer e decorar suas próprias lancheiras com um jeans velho. Depois, coloque uma maçã ou uma banana lá dentro, ao invés de um lanche embrulhado em plástico.

6. Não saia boiando

Se estiver planejando uma viagem para a praia, não deixe que as boias, bolas de praia e flamingos infláveis vão embora no mar. Deixe seus filhos encarregados de cuidar desses objetos e verificar se os brinquedos estão todos no carro no fim do dia.

mais populares

    veja mais

    7. Recicle certo

    Nem todo o plástico é reciclável, mas alguns itens – como garrafas de bebidas e vasos de plantas – são. Descubra o que o centro de reciclagem local aceita e torne uma prioridade a separação do lixo na sua casa. Você pode até encorajar seus filhos a promoverem a reciclagem de lixo em sua escola.

    8. Proíba a garrafa

    Deixe que cada um de seus filhos selecione uma garrafa de água reutilizável, depois deixe-os responsável por carregá-la. Procure por outras garrafas em sua casa que possam ser eliminadas. Por exemplo, você pode deixar que cada um de seus filhos escolha seu tipo preferido de sabonete em barra ao invés de comprar uma garrafa de sabonete líquido para a família toda.

    9. Compre em grande quantidade

    Compre itens como milho de pipoca, cereal e macarrão em grandes quantidades para reduzir a quantidade de embalagens (idealmente, use suas próprias embalagens), depois, pegue sua sacola reutilizável e leve tudo para casa. Trabalhe com seus filhos para escolher e decorar potes reutilizáveis para cada um desses itens e peça que eles distribuam os itens em seus respectivos potes.

    10. Patrulha do lixo

    Se você tiver um sábado livre, pegue as crianças e junte-se a um grupo de limpeza da vizinhança. Você não só vai embelezar sua vizinhança – você pode ajudar a mudar leis. Grupos que fazem essas limpezas às vezes pesam o lixo, o que ajuda líderes a tomarem decisões sobre leis que encorajam as pessoas a jogarem menos lixo fora. Não tem limpezas no calendário? Seus filhos podem programar a deles.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados