5 animais que se parecem com a Lady Gaga

Tão teatral, tão cheia de cores, tão exótica. Estamos falando da Lady Gaga ou de uma lesma-do-mar?

Por Liz Langley
Um Bocydium globulare observado na Guiana Francesa em 2005.
Foto de Patrick Landmann

APESAR DE SER UMA das cantoras que se veste da forma mais criativa de todos os tempos, a norte-americana Lady Gaga tem concorrência no mundo animal. Os exibicionistas da natureza incluem de tudo, desde insetos com esferas em suas cabeças a peixes psicodélicos. E, diferentemente das pessoas, estes animais não precisam de roupas para parecerem chocantes.

Bocydium globulare

Sim, o Bocydium globulare é real, e nós não vamos culpá-lo se ficar desconfiado: não é todo dia que vemos um inseto que se parece com um instrumento para medição da velocidade do vento.

O Bocydium globulare é nativo do norte da América do Sul, alimenta-se da parte inferior das plantas tibouchinas, e quem vai saber o propósito daquelas esferas impressionantes? Uma teoria diz que suas esferas peludas podem captar vibrações do ar quando predadores se aproximam, alertando o inseto do perigo.

“Eu às vezes imagino,” escreveu o especialista Geoff Balme em seu blog, “que muitas coisas no nosso planeta são possíveis simplesmente porque não há objeções naturais a elas.”

Felizmente, parece que a natureza só foi capaz de fazer crescer esses incríveis insetos até aproximadamente 7,5 milímetros. Imagine se eles fossem do tamanho, bem, de uma pop star?

Na verdade, nós já imaginamos. O vestido voador da Lady Gaga se parece bastante com o inseto pintado de branco.

Água-Viva “Ovo Frito”

Todo mundo adora continuações. Desde que a Gaga chegou ao Grammy de 2011 em um ovo, ela poderia dar o próximo passo e voltar em uma roupa baseada na água-viva “ovo frito”. (A Lady Gaga já se inspirou em animais antes, como na lagosta, em um cervo e no Caco o Sapo, entre outros.)

Uma água-viva “ovo frito” no Mar Mediterrâneo, na costa da Espanha.
Foto de Scfotos, Stuart Crump Visuals, Alamy

É verdade que, de um lado, essas águas-vivas se parecem com o seu café da manhã pulando na água e tentando fugir nadando, mas de lado, a Cotylorhiza tuberculata é colorida, elegante e daria uma bela saia rodada.

Na parte de baixo, ela possui oito dobras chamadas lóbulos e presos a elas há tentáculos de vários tamanhos. Traços de azul e roxo vivo decoram as pontas dos tentáculos entre seus braços orais, projeções longas e delicadas que ajudam a água-viva a capturar suas presas.

Se fossem ovos fritos, elas teriam de ser ovos de avestruz. Essas águas-vivas medem em torno de 30 centímetros de largura e são encontradas principalmente no Mediterrâneo e, às vezes, nos mares Adriático e Egeu.

Bônus: Diferente da maioria das águas-vivas, esta é capaz de se guiar e não precisa seguir as correntes, assim como os artistas.

Peixe Psicodélico

Este exuberante peixe psicodélico tem algo a ensinar aos pop stars cercados de paparazzi: apesar de ser visualmente chamativo e nadar de forma arriscada, ele conseguiu se esconder não apenas das câmeras, mas de toda a humanidade durante séculos.

mais populares

    veja mais
    Um peixe psicodélico, no Mar de Banda, Indonésia.
    Foto de Water Frame, Alamy

    O peixe fez isso se espremendo em fendas de corais e evitando ser detectado até 2008, quando mergulhadores avistaram um na enseada de Amboina, na Indonésia.

    Cientistas confirmaram que era uma espécie nova em 2009 e Ted Pietsch, curador de peixes no Museu Burke de História Natural e Cultura, da Universidade de Washington, nomeou o animal Histiophryne psychedelica em honra de sua coloração exagerada.

    O animal também navega como se estivesse levemente entorpecido: sua cauda curvada resulta em uma trajetória tortuosa que Pietsch chamou de “intoxicada”, brincando que o peixe “deveria ser parado na lei seca”.

    H. psychedelica é também um Lophiiformes, mas se diferencia dos outros por não ter a característica isca saindo de sua cabeça e por não mudar suas cores ondulantes em pêssego, bege e branco.

    Esses curiosos peixes também têm olhos virados para a frente, como os humanos (peixes normalmente têm um olho em cada lado da cabeça e veem coisas diferentes em cada um deles).

    Extravagante e com os olhos para a frente: há alguma qualidade melhor para o guarda-roupa de uma pop star do que essas?

    Tetraz-de-Gunnison

    O tetraz-de-Gunnison é uma ave parecida com um peru que provavelmente se veste e dança melhor que muitos artistas. A ave está presente no oeste dos EUA, incluindo partes do Colorado, Arizona, Utah e Novo México. A peculiaridade do ritual de acasalamento da ave é tão excepcional que, se você clicar no link uma vez, fique avisado: você vai querer ver de novo.

    Um tetraz-de-Gunnison macho durante seu ritual de acasalamento.
    Foto de Charles Melton, Alamy

    Além disso, sua aparência com colarinho longo, volumoso, macio e branco, sua elaborada plumagem traseira, um elegante adorno na cabeça e dois sacos de ar amarelados no peito que não apenas inflam durante a dança, mas também fazem um som de estalo, é totalmente Gaga.

    É uma pena que algo tão extravagante assim exista e não tenha um emprego na indústria da música, mas é ainda mais triste o fato de que ele talvez não se apresente para sempre. O tetraz-de-Gunnison, Centrocercus minimus, está listado como ameaçado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

    Nudibrânquios

    O termo lesma-do-mar pode não conjurar imagens de animais multicoloridos com locomoção graciosa e variações quase impossíveis, mas os nudibrânquios contam com todas essas coisas: veja esta incrível galeria de fotos feita pelo fotógrafo da National Geographic, David Doubilet.

    Uma lesma-do-mar da espécie Bornella anguilla em Cebu, Filipinas.

    Esses invertebrados marinhos podem ser pequenos (com 2,5 centímetros de comprimento) ou grandes (até 31 centímetros de comprimento) e são encontrados em vários oceanos em todo o mundo.

    Seu estoque interminável de estilos pode servir como camuflagem ou como alerta para predadores, avisando-os sobre suas defesas químicas derivadas das toxinas de suas presas.

    Há tantos nudibrânquios extravagantes que escolher apenas um como base para um traje é quase impossível, mas o Bornella anguilla conta com um estilo tão destemido, dramático e em formato de dragão chinês, que sua presença no palco seria certamente irresistível.

    Ah, mas por que não todos eles? Há mais de 3 mil espécies. Isso deve suprir a Lady Gaga por pelo menos um ano.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados