"Nós já estávamos de quarentena, vivendo numa condição de quase refugiados", diz Krenak

Em entrevista para a National Geographic, o escritor Ailton Krenak fala sobre a luta indígena, o enfrentamento da pandemia por sua comunidade, o Brasil diante do colapso e por que se sente um refugiado dentro de seu próprio território. 

Maior manto de gelo da Terra é mais vulnerável ao derretimento do que se acreditava

Evidências chocantes sugerem que, na última vez que o manto de gelo da Antártida Oriental entrou em colapso, ele aumentou o nível do mar em mais de 3 metros – e é provável que isso se repita.

Temporada de furacões no Atlântico em 2020 deve ser ativa e possivelmente destrutiva

Este ano, as tempestades podem ser causadas por uma combinação fatídica de oceano com águas quentes e padrões climáticos sazonais.

Em 2040, lixo plástico nos oceanos poderá ser o triplo do atual

Contudo, um plano ambicioso, em desenvolvimento há dois anos, pode oferecer uma solução.

Temporada movimentada de furacões no Atlântico pode gerar mais incêndios na Amazônia

As águas quentes do oceano provocam furacões na costa leste dos Estados Unidos, mas é provável que a Amazônia também sinta os efeitos.

Algumas árvores praticam “distanciamento social” para evitar doenças

Muitos dosséis de florestas apresentam misteriosos espaços vazios, fenômeno chamado “timidez entre árvores”, que pode ajudar as árvores a compartilhar recursos e permanecer saudáveis.

Luta contra plásticos descartáveis é atropelada durante a pandemia

Além do uso na saúde e em equipamentos de proteção, plástico ganha terreno com a profusão de embalagens em serviços de entrega. Trabalhadores da reciclagem pararam para evitar contato com lixo contaminado.

Com medida do governo chinês, pangolins ganham novo fio de esperança

O mamífero mais contrabandeado do mundo foi retirado da lista de medicamentos aprovados da medicina tradicional chinesa, mudança surpreendente que pode salvá-lo da extinção. 

Maiores e mais antigas árvores do mundo estão morrendo, deixando as florestas mais jovens

A vida selvagem e a capacidade das florestas de armazenar CO2 proveniente de combustíveis fósseis podem sofrer impactos significativos.

Fotos revelam a exuberância e variedade de baleias pelo mundo

Recentemente, economistas do FMI e pesquisadores da Universidade de Duke calculara, que baleias prestam serviços ambientais no valor de US$ 1 trilhão. Só no Brasil, elas contribuem com US$ 82,5 bilhões. 

Opinião | Para evitar pandemias, é preciso respeitar a natureza

Importante conservacionista e cientista especialista em biodiversidade, com décadas de experiência na Amazônia, reflete sobre as lições da covid-19.

Redução na emissão de carbono durante quarentena não retardará as mudanças climáticas

Dióxido de carbono ainda se acumula de forma implacável na atmosfera. Especialistas demonstram que, mais do que nunca, é primordial buscar soluções.

Cientistas registram a biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre

Expedição de pesquisadores catalogou os animais em uma das regiões mais biodiversas da Amazônia, mas projeto de lei ameaça sua proteção.

Expedição científica registra fauna de uma das regiões mais biodiversas da Amazônia

Cientistas visitam o Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, para avaliar a saúde das populações de espécies animais, 30 anos depois da fundação da reserva, hoje ameaçada por projeto de construção de estrada.

Comunidades tradicionais entre o extrativismo e a conservação nos mangues amazônicos

Na Amazônia Atlântica no estado do Pará, moradores de reservas extrativistas promovem ações para manter biodiversidade de ambientes costeiros.

Nas reentrâncias amazônicas, comunidades equilibram conservação e extrativismo

A leste da foz do rio Amazonas, no encontro da floresta tropical com o Oceano Atlântico, um mosaico de paisagens naturais que se estende por centenas de quilômetros é protegido por pescadores e coletores.

Do mangue à mesa – a pesca artesanal de caranguejos no Pará

Nas Reservas Extrativistas paraenses, pescadores seguem uma série de regras para preservar as populações do crustáceo e garantir a produção a longo prazo.

Enquanto desmatamento dispara, pesquisadores alertam para o risco de novas epidemias

Cientistas explicam por que a perturbação dos ecossistemas é o fator principal na passagem de doenças de animais para seres humanos. 

Saberes na Etiópia

Acompanhe a fotógrafa da National Geographic Rena Effendi para ver em primeira mão como agrônomos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ trabalham com produtores para garantir uma oferta consistente de café etíope de alta qualidade, combinando as antigas tradições da região com técnicas agrícolas modernas.