Árvores de ginkgo quase foram extintas, mas esses ‘fósseis vivos’ se salvaram

Essas primitivas árvores perduraram por cerca de 200 milhões de anos até seu desaparecimento quase completo. Atualmente, elas adornam paisagens urbanas.

Florestas tropicais estão demostrando resistência surpreendente ao aumento das temperaturas

Cientistas constataram que existe um percentual das florestas tropicais capaz de sobreviver ao aquecimento global — se não forem desmatadas.
Entrevista

Greta Thunberg reflete sobre viver em meio a múltiplas crises em uma ‘sociedade da pós-verdade’

Em entrevista exclusiva à National Geographic, a jovem ativista pondera sobre o sucesso do movimento em prol do clima e os desafios a serem enfrentados.

Emissões de gases estufa aumentam no Brasil – atividades rurais lideram

Relatório anual do Observatório do Clima indica aumento de 9,6% em 2019, em relação a 2018. Mudanças no uso da terra e agropecuária correspondem a 72% dos gases de efeito estufa emitidos no país.

Microplásticos encontrados próximos ao pico do Everest – ponto mais alto já registrado

Incluindo o derretimento de geleiras e poluição causada por plásticos, diversos novos estudos encontram sinais alarmantes de nosso legado ambiental.
0:30

Disney+ | Sobrevoando

Narrada por Rodrigo Santoro, esta série explora, do alto, a geografia, história e cultura de oito regiões deslumbrantes da América Latina.

"Sinto-me na obrigação de defender e cuidar do Pantanal", diz Luan Santana

Em entrevista exclusiva, o cantor sul-mato-grossense declara seu amor pelo bioma. Ele planeja arrecadar R$ 8 milhões para a região com a live #OPantanalChama, que será exibida pelo National Geographic em 22 de novembro.

Assista Luan Santana ao vivo, direto do Pantanal

A live #OPantanalChama começa neste domingo, 22 de novembro, às 17h.

Novo santuário marinho no Atlântico será um dos maiores do mundo

Baleias, tubarões, focas, milhões de aves marinhas e cerca de 300 humanos habitam as pequenas ilhas que formam Tristão da Cunha.

O meio ambiente está em apuros. Como Joe Biden pode ajudar?

Mesmo sem o apoio do Congresso, o presidente eleito dos EUA pode fazer muito com “medidas provisórias” e novas regulamentações. Mas será suficiente?

Estados Unidos geram mais lixo plástico que qualquer outro país, aponta estudo

Pequeno grupo de países asiáticos foi amplamente culpabilizado pela crise da poluição plástica, porém novos estudos mostram a contribuição dos EUA.

Proteger a natureza e os animais reduzirá os efeitos de futuras pandemias, aponta relatório

As mesmas ações que estão causando extinção, perda de habitat e mudanças climáticas também provocarão futuras pandemias, afirma grupo internacional de cientistas.

Destilado mezcal está cada vez mais popular — e isso é prejudicial para os morcegos

Consumo da bebida está atingindo níveis recordes e causando escassez da planta silvestre agave. Mas, segundo conservacionistas, há uma solução.

Furacões cada vez mais intensos estão espalhando espécies invasoras pelos Estados Unidos

Mais de cem espécies — incluindo enguias-d’água-doce-asiáticas e mexilhões-zebra — pegaram carona nas inundações do Furacão Isaías, afirmam cientistas.

Produtores rurais estão diante de uma crise de fósforo e a solução começa pelo solo

O uso excessivo de fertilizantes levou à escassez de fósforo e à poluição da água. Mas grandes quantidades de fertilizantes talvez não sejam necessárias para a existência de plantações saudáveis.

Morte em massa da vida marinha na Rússia ameaça lontras e outras espécies vulneráveis

Proliferação atípica de algas pode ser a causa da dizimação da vida marinha do fundo do mar, gerando uma onda de efeitos devastadores.

Restam apenas 30 destes primatas no mundo – e uma ponte de corda pode salvá-los

A ponte feita por humanos ajudou os gibões-de-hainan a atravessarem seu habitat destruído — mas os conservacionistas alertam que é apenas uma solução de curto prazo.

Restaurar paisagem em áreas prioritárias pode evitar 71% das extinções e mitigar crise climática

Mapeamento global liderado por pesquisador brasileiro identificou áreas onde a regeneração da vegetação original seria mais efetiva para capturar carbono e conservar a biodiversidade.

Tempestades tropicais podem eventualmente sobrecarregar as tempestades seguintes

Em 2018, uma tempestade tropical se associou a uma onda de calor e intensificou um furacão — um cenário potencializador de tempestades sujeito a ocorrer cada vez mais com o aquecimento global.