Gelo derrete e revela flechas atiradas há 6 mil anos na Noruega

A descoberta recorde de 68 projéteis do período Neolítico à Era Viking também traz novas informações sobre como o gelo preserva e destrói descobertas arqueológicas.

Há 400 anos, esta caverna com pinturas recebia visitantes que consumiam alucinógenos

Pessoas que estiveram na caverna Pinwheel, na Califórnia, EUA, deixaram evidências de seu estado alterado dentro das paredes — primeira evidência física de consumo de alucinógenos em local com arte rupestre.

Quem assassinou essa família indígena na Amazônia peruana? E por quê?

Os trágicos assassinatos de membros de um povoado que já viveu sem contato externo mostram como deixar o isolamento pode ser perigoso.

O que acontece se um presidente dos Estados Unidos se recusar a deixar o cargo?

Nenhum chefe de estado dos Estados Unidos jamais se recusou a deixar o poder ao fim de seu mandato — nem mesmo em eleições contestadas. Confira porque é improvável que isso aconteça agora.

Os objetos sagrados de religiões afro-brasileiras apreendidos pela polícia

Um total de 521 objetos sagrados recolhidos entre 1890 e 1945 por batidas policias em terreiros cariocas foram transferidas do Museu da Polícia Civil para o Museu da República. 

Peças sagradas de religiões afro-brasileiras deixam guarda da polícia após 75 anos

Objetos sagrados recolhidos entre 1890 e 1945 por batidas policias em terreiros cariocas foram transferidos para o Museu da República. Fotos mostram alguns dos 521 itens, que contam a história de religiões como candomblé e umbanda.

Morte de anciãos por covid-19 ameaça línguas indígenas do Brasil

“Estamos muito preocupados”, lamenta líder indígena. “Eles têm tanto a contar.”
Viagem

Construção polêmica de túnel sob Stonehenge é aprovada, apesar das objeções de arqueólogos

Apoiadores dizem que o túnel rodoviário reduzirá o congestionamento e a experiência dos visitantes será melhor. Opositores temem a perda de artefatos antigos ainda escondidos sob o solo.

Em volta ao mundo a pé, escritor encontra civilização de 2 mil anos às margens de rio lendário

Jarros de barro enterrados em plantações de trigo e amendoim guardam os restos mortais do povo de Pyu, cidade da Idade do Ferro às margens do rio Irrawaddy, em Mianmar.
0:30

Revista Rolling Stone: 50 anos de Histórias da Música

As melhores páginas da história do pop e do rock foram escritas na pedra. Não perca a série documental sobre a revista que mudou a maneira de contar a realidade. Estreia 29 de novembro, no National Geographic.

Campo de sobreviventes recém-descoberto pode explicar o que houve com colônia de Roanoke

Descoberta fornece “evidências convincentes” que ajudam a desvendar um dos mistérios históricos mais antigos dos Estados Unidos.

Descoberta de caçadora pré-histórica questiona suposições sobre os papéis de cada gênero

Pesquisadores geralmente acreditam que apenas homens pré-históricos caçavam — mas o que dizer sobre as evidências contrárias?

Brasília pré-histórica: cavernas e paredões guardam vestígios dos verdadeiros pioneiros da capital

Arqueólogos afirmam que humanos pisaram em solo brasiliense há pelo menos 8 mil anos. Artefatos e desenhos ancestrais estão espalhados por sítios particulares e até em áreas superpovoadas do Distrito Federal e Entorno.

Cinco anos depois, desalojados por barragem de Mariana ainda não foram reassentados

Acordo entre Justiça e empresas determinou que nova vila ficasse pronta até março de 2019. Mas depois de sucessivos atrasos, o Novo Bento ainda está longe de ser concluído.

Finados sem fim – os 11 desaparecidos da tragédia de Brumadinho

Quase dois anos depois de um dos maiores acidentes de trabalho ampliado do mundo, algumas famílias não puderam velar seus mortos.

Quase dois anos depois, familiares de 11 vítimas de Brumadinho ainda não velaram seus mortos

Um dos maiores acidentes de trabalho ampliado do mundo, o rompimento da barragem da Vale matou 259 pessoas – outras 11 seguem desaparecidas. Reportagem especial revela a luta de famílias que buscam encerrar um ciclo.

Turismo de caça às bruxas é lucrativo, mas também esconde uma história trágica

A cidade de Salem, em Massachusetts, nos Estados Unidos, equilibra lucros com homenagens. Como outros locais populares por sua história de bruxaria podem fazer o mesmo?

Fósseis de pegadas revelam detalhes incríveis de uma caminhada realizada há 10 mil anos

Um viajante pré-histórico carregou uma criança por uma trilha úmida e retornou algumas horas depois com as mãos vazias.
6:38

No século 19, uma visita ao médico poderia te matar

Antes dos germes serem descobertos, a profissão de médico era, em grande parte, desregulada e perigosa. Cadáveres conviviam com pacientes e alguns "doutores" usavam aventais ensanguentados como medalhas de honra.