Misteriosa doença neurológica atinge panteras-da-flórida ameaçadas de extinção

Quarenta e oito panteras e linces-pardos foram provavelmente afetados por uma doença conhecida como leucomielopatia felina, levando a preocupações sobre o impacto no animal símbolo do estado da Flórida.

Os parasitas estão entrando em extinção. Descubra por que é preciso salvá-los

Eles são “repulsivos, pegajosos, moles e serpenteantes”. Mas os parasitas podem ser tão importantes quanto os animais mais carismáticos — e muitos podem estar prestes a desaparecer.

Novo aplicativo poderia prever a próxima pandemia?

Cientistas afirmam que é apenas questão de tempo antes que outro vírus mortal passe de um animal a um humano e comece a se propagar. Novo banco de dados global tenta classificar o risco proveniente de animais silvestres.

Por que o vulcão em erupção no Caribe tem uma reputação tão mortífera?

O La Soufrière, na ilha de São Vicente, que havia entrado em erupção pela última vez em 1979, tem uma longa e trágica história de explosões fortes, mas imprevisíveis.

Por que doses de reforço contra variantes do coronavírus podem acabar com a pandemia

À medida em que novas variantes se propagam, os cientistas contra-atacam. A boa notícia é que a covid-19 pode ter um número limitado de mutações perigosas.

Foto de vítima de covid envolta em plástico recebe prêmio de fotografia

Imagem de morto por covid-19 envolto em plástico ficou em segundo lugar na categoria 'notícias' do World Press Photo, prêmio mais importante da fotografia mundial.

Berço de doenças, parte devastada da Amazônia enfrenta covid-19, dengue e malária

Moradores da maior floresta tropical do mundo vivem efeitos sinérgicos das mazelas do desmatamento, desigualdades sociais, doenças tropicais e a pandemia do novo coronavírus. 

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Teriam os primatas primitivos convivido com o T. rex? Evidências apontam para a hipótese

Datação de carbono indicou que os mais antigos fósseis conhecidos de primatas são do período logo após o evento de extinção, há 66 milhões de anos — sugerindo que alguns ancestrais dos primatas viveram em uma época ainda mais remota.

No pior momento da pandemia no país, jovens são maioria em leitos de UTI

Reportagem visitou hospitais lotados onde grande parte dos internados têm menos de 50 anos.

Fazendas chinesas podem ser elo perdido por trás do surgimento da pandemia em humanos

Fazendas que fornecem civetas, cobras e ratos-de-bambu vivos podem ser os locais onde o coronavírus foi transmitido de uma espécie para outra.

Bocejos são contagiantes para muitos mamíferos — e agora talvez saibamos o motivo

Um estudo recente sobre leões selvagens africanos sugere que bocejos contagiantes podem trazer benefícios para animais que vivem em sociedades colaborativas.

O que sabemos até agora sobre os esforços para vacinar crianças

Especialistas dizem que as crianças precisam ser vacinadas a fim de reduzir a capacidade de propagação do vírus.

Há 430 mil anos, meteoro explodiu na Antártica e deixou pistas nos escombros

Resquícios da rocha espacial podem ajudar a explicar a frequência com que essas explosões cósmicas ocorrem — e a ameaça que representam para a Terra.

Ainda não se sabe a origem do novo coronavírus. Conheça quatro hipóteses

Especialistas afirmam que é fundamental entender como o Sars-CoV-2 se deslocou de animais a humanos para evitar futuras pandemias.

Será possível reviver animais extintos?

Cientistas de todo o mundo correm para desenvolver técnicas de reprodução a partir de vestígios de animais mortos, mas os resultados até agora são tímidos. 

Apreensão de animais silvestres diminui, mas comércio ilegal deve se intensificar em breve

Uma análise exclusiva para a National Geographic mostra que as apreensões de escamas de pangolim, chifres de rinoceronte e marfim durante a pandemia de covid-19 tiveram um declínio acentuado.

A procrastinação aumentou? A culpa é da pandemia

Nós sabemos que não é bom adiar tarefas. Mas uma batalha evolucionária que acontece em nossos cérebros pode nos levar a procrastinar — e os isolamentos forçados estão piorando o problema.

Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados