Cães também podem ser ‘gênios’ – assim como os seres humanos

De acordo com novo estudo, cães extremamente inteligentes são raros e os cientistas querem descobrir por quê.

Síndrome do nariz branco devasta morcegos – mas alguns estão desenvolvendo imunidade

Uma doença fúngica exterminou morcegos por toda a América do Norte, mas estudos promissores sugerem que uma espécie pode estar desenvolvendo resistência a essa epidemia.

Trutas podem se ‘viciar’ em metanfetamina – e impacto na natureza seria desastroso

Novos experimentos laboratoriais demonstraram que drogas ilegais podem ter um impacto pouco conhecido em animais selvagens de água doce.

Elefantes de zoológicos de beira de estrada sofreram por anos antes de morrer

Defensores de animais afirmam que leis fracas e fiscalização insuficiente são responsáveis pela continuidade da precariedade dos zoológicos de beira de estrada nos Estados Unidos.

Anêmonas-do-mar às vezes se alimentam de formigas. Mas por quê?

Nova pesquisa mostra que sabemos muito pouco sobre a dieta de alguns dos animais que vivem no fundo do mar — e as complexas relações entre as teias alimentares terrestre e marinha.

Escultura sinuosa de cobra da Idade da Pedra encontrada na Finlândia

Cientistas tentam compreender o significado e o propósito da descoberta única feita na margem de um lago que existiu há 4 mil anos.

Como cães de busca e resgate encontram sobreviventes

De raças e comportamentos variados, os cães de resgate podem procurar por odores humanos ou seguir o rastro das pessoas.

Ingestão de plástico já foi registrada em mais de 1,5 mil espécies animais

Adaptados ao longo de milênios para reconhecer alimentos rapidamente, os animais não identificam os itens plásticos. Pela semelhança com a comida – sacolas e águas-vivas no mar, por exemplo –, acabam os ingerindo. Isso é a armadilha evolutiva.

Chimpanzés na natureza podem nos ensinar sobre envelhecimento saudável

Pesquisas sobre a saúde de animais anteriormente utilizados em experimentos de laboratório revelam que, para os chimpanzés, e provavelmente também para as pessoas, “não é a atividade física, mas a falta de atividade, que nos enfraquece”.

Parasita ‘controlador de mentes’ deixa filhotes de hiena imprudentes diante de leões

Segundo estudo inédito no Quênia, o parasita que causa a toxoplasmose pode ter maior influência sobre o comportamento animal do que se imaginava.

Baleias não borrifam água de seus espiráculos — e outros mitos desmentidos

Esclarecemos os equívocos mais comuns sobre esses mamíferos marinhos — algo essencial para mantê-los seguros e saudáveis.

Vídeos de falsos resgates tornaram-se a nova faceta do abuso de animais

O YouTube ainda hospeda vídeos retratando exploração e sofrimento de animais. Confira o que foi feito meses depois que a plataforma se comprometeu a adotar medidas enérgicas.

População de corujas-pintadas atinge menor nível já registrado

Espécie de coruja ameaçada de extinção pode desaparecer de grande parte de seu território, a menos que as florestas antigas sejam protegidas e as corujas-norte-americanas invasoras sejam controladas.

Esses ratos cegos conseguem “enxergar” com os ouvidos, algo inédito entre roedores

Os arganazes-pigmeus estão entre as poucas criaturas capazes de utilizar o som — na forma de sonar — para se guiarem.

Humanos aumentam pontos críticos onde morcegos podem transmitir doenças zoonóticas

Novo mapeamento mostra como as ações humanas criam riscos de surto de doenças, muitas vezes em lugares surpreendentes. Estudo pode ser uma ferramenta útil para prevenir outras pandemias no futuro.

Aranhas podem comer cobras? Sim – e em todo o planeta

Diferentemente das tarântulas tropicais, as viúvas-negras norte-americanas têm um gosto particular por répteis. Isso é o que revelam os dados de uma análise que abrange seis continentes.

Perereca-pixinguinha: pesquisadores unem ciência e arte ao batizar anfíbio

Espécie ocorre somente no Espírito Santo e foi batizada em homenagem ao músico que "transformava notas de choro, o ritmo, em lágrimas de alegria”.

Por que ‘miniflorestas’ estão surgindo nas grandes cidades

Florestas comunitárias do tamanho de uma quadra de basquete podem fazer uma diferença enorme ao fornecer sombra, desenvolver plantas e atrair animais e até mesmo armazenar um pouco de carbono.

Lagarto revela como zoológicos podem, sem querer, estimular tráfico de animais

Zoológicos credenciados nos Estados Unidos e na Europa mantêm lagartos da espécie Lanthanotus borneensis. Os governos da Malásia e da Indonésia, habitat dos animais protegidos, afirmam que nenhum foi exportado legalmente.