1:21

Veja protótipo de espaçonave da SpaceX decolar e explodir durante o pouso

Em 9 de dezembro de 2020, o protótipo Serial Number 8 (SN8) decolou no Texas e explodiu pouco tempo tempo depois, ao aterrisar. Mesmo assim, o experimento foi considerado um enorme sucesso.

10 fenômenos astronômicos espetaculares para observar em 2021

Este ano promete muitas maravilhas celestes, como encontros planetários próximos, chuvas de meteoros deslumbrantes e um eclipse de Lua de Sangue.

Missão da China coletou primeiras amostras lunares desde 1976

A sonda espacial Chang’e-5 coletou materiais lunares de idade mais recente já trazida à Terra, auxiliando os cientistas a desvendarem os mistérios da história lunar.
Ciência

O plano dos cientistas para proteger a Terra de micróbios extraterrestres

À medida que mais materiais cósmicos são coletados por missões espaciais, as agências espaciais, por cautela, estão construindo laboratórios de biossegurança altamente seguros para isolar a preciosa carga.

Caçadores de ETs detectam estranho sinal vindo de estrela vizinha

É muito pouco provável que se trate de uma mensagem alienígena. No entanto, as ondas que parecem se originar nos arredores da anã-vermelha Proxima Centauri ajudarão astrônomos a refinar suas técnicas de busca.

Uma dessas astronautas pode ser a primeira mulher a pisar na Lua

Dezoito astronautas norte-americanos foram escolhidos para participar de treinamento para as missões Artemis, que visam levar os humanos à superfície lunar novamente.

Em raro espetáculo, Júpiter e Saturno irão praticamente se ‘esbarrar’ neste mês

Na noite de 21 de dezembro, observadores de estrelas poderão se deleitar, pois os dois planetas brilhantes parecerão estar mais próximos do que jamais estiveram nos últimos 400 anos.

Missão Artemis: uma dessas astronautas pode ser a primeira mulher a pisar na Lua

10 descobertas científicas incríveis que passaram despercebidas em 2020

Desde a descoberta de uma poeira estelar mais antiga que o sol até os primeiros embriões de tiranossauro, confira algumas descobertas fascinantes que podem ter sido ofuscadas este ano.
1:55

Disney+ | Os Eleitos

A nova série original Disney+ da National Geographic reconta a arriscada história dos primeiros astronautas americanos com base no icônico livro de Tom Wolfe.
Ciência

Uma das luas geladas de Júpiter pode brilhar no escuro

Se essa luminosidade for confirmada, missões futuras podem utilizar o misterioso brilho para identificar a complexa composição química da superfície gelada — e talvez encontrar pistas do que pode haver no oceano abaixo da crosta.

Água na superfície da Lua pode ser mais abundante do que imaginávamos

Dois novos estudos prometem ajudar a entender o misterioso ciclo hidrológico da Lua — e podem oferecer recursos a futuros astronautas lunares.

Promissor sinal de vida detectado em Vênus talvez nem exista

A detecção de gás fosfina nas nuvens de Vênus — um possível sinal de vida — pode ter sido causada por uma anomalia acidental no processamento de dados, conforme sugerido em novas análises.

Missão da Nasa toca asteroide Bennu – coleta de amostras a ser confirmada

A histórica tentativa de coletar material do asteroide Bennu pode fornecer pistas sobre a origem do nosso Sistema Solar – e da própria vida.

Missão da Nasa toca o solo do asteroide Bennu

Dois grandes pedaços de lixo espacial quase colidiram em situação de ‘alto risco’

Um satélite desativado e uma peça de um foguete antigo, ambos do tamanho de um carro pequeno, teriam lançado lixo espacial em órbita se tivessem colidido.

Asteroide com maior chance de se chocar com a Terra, Bennu preserva elementos essenciais para a vida

As revelações da sonda OSIRIS-REx da Nasa estão despertando entusiasmo devido à sua expedição de amostragem, prevista para as próximas semanas.

Como Star Wars pode ensinar ciência às crianças

O poder desse fenômeno da cultura pop pode ser usado para chamar a atenção dos pequenos para conceitos fundamentais do nosso universo.

Marte pode ter lagos de água salgada escondidos sob suas geleiras

Pontos brilhantes em imagens de radar do polo sul do planeta vermelho podem indicar a presença de lagos subterrâneos ou bolsões de uma lama de salmoura – possíveis habitats para a vida.