Por que os Estados Unidos detonaram uma bomba nuclear no espaço

Os resultados do teste Starfish Prime, de 1962, servem como um aviso do que pode acontecer se o campo magnético da Terra for atingido novamente com altas quantidades de radiação.

Jeff Bezos no espaço: um pequeno passo em direção ao sonho dos grandes voos espaciais

O primeiro lançamento do New Shepard tripulado levou Bezos, seu irmão e as pessoas mais velhas e mais jovens que já foram ao espaço: o pioneiro da aviação Wally Funk, de 82 anos, e um estudante holandês de 18 anos.

Eu não sabia que ia ser militar

Sérvulo Borges, ex-militar e atual liderança quilombola, conta como uma equipe formada majoritariamente por pessoas negras removeu compulsoriamente, entre 1986 e 1989, 312 famílias quilombolas que viviam à beira mar em Alcântara, no Maranhão.

Astrônomos identificam estrelas de onde alienígenas conseguiriam observar a Terra

Se realmente dividimos a galáxia com extraterrestres, eles não conseguiriam ver a Terra passar na frente do Sol a menos que vivessem em um desses sistemas estelares.

Solos da Antártida podem não conter vida — uma descoberta inédita

Pesquisa recente constatou que solos de cumes rochosos no centro da Antártida parecem não abrigar micróbios.

Objeto misterioso encobriu estrela gigante por 200 dias

Algo enorme e opaco escureceu uma estrela em nossa galáxia, e os astrônomos não sabem como explicar o fenômeno.

Nasa planeja missão rumo a Vênus pela primeira vez em décadas

Duas naves espaciais ambicionam resolver alguns dos mistérios profundos sobre o planeta próximo, incluindo por que ele se assemelha a uma versão infernal e tóxica da Terra.

Misteriosa rajada de ondas de rádio do espaço está estranhamente próxima

Uma rajada rápida de rádio, um dos fenômenos mais enigmáticos vistos por astrônomos, foi detectada entre uma população próxima de estrelas antigas.

Sol está ficando mais tempestuoso e atingirá o pico a tempo de eclipse solar total

O próximo ciclo solar está se intensificando, oferecendo às espaçonaves uma chance sem precedentes de desvendar os mistérios do sol, enquanto proporciona às pessoas na Terra um espetáculo impressionante.

Buraco negro recém-descoberto pode ser o mais próximo da Terra

Apelidado de “unicórnio”, o singular objeto também está entre os menores buracos negros já encontrados e pode ajudar a solucionar um dos mistérios mais duradouros da astrofísica.

O Que Você Faz Importa | #WorldJump

Se nos unirmos para proteger nosso planeta, tudo é possível. Queremos celebrar a Terra inspirando você a criar novos hábitos sustentáveis. #OQueVoceFazImporta

Earth Day Eve 2021: Celebração virtual do Dia da Terra

Confira as apresentações de Angélique Kidjo, AURORA, José González, Maggie Rogers, Rostam, Valerie June, Willie Nelson, Yo-Yo Ma, Ziggy Marley e a estreia mundial novo videoclipe de My Morning Jacket.

Novas imagens de buracos negros contêm pistas de mistérios cósmicos

Uma grande colaboração para observar um buraco negro de diversas maneiras ajuda os cientistas a desvendarem o que acontece quando a gravidade é levada a extremos.

Há 430 mil anos, meteoro explodiu na Antártica e deixou pistas nos escombros

Resquícios da rocha espacial podem ajudar a explicar a frequência com que essas explosões cósmicas ocorrem — e a ameaça que representam para a Terra.

Por que ‘caminhar sob as estrelas’ é a atividade ao ar livre que precisamos neste momento

Ao praticar caminhadas durante a noite, amantes da natureza ganham novas perspectivas, ao mesmo tempo em que evitam aglomerações.

Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

Meteorito recém-descoberto pode desvendar segredos do Sistema Solar

Uma raríssima rocha espacial recuperada no Reino Unido pode ajudar cientistas a responder perguntas sobre a origem da água na Terra e, talvez, como a vida surgiu em nosso planeta.

Nasa divulga vídeo do pouso do jipe-robô Perseverance em Marte – veja

Múltiplas câmeras captaram, pela primeira vez, o pouso de uma sonda em solo marciano por todos os ângulos.

Jipe-robô Perseverance envia as primeiras fotos de Marte – veja galeria

Nasa divulgou imagens coloridas feitas pela sonda Perseverance na cratera Jezero, onde pousou na última quinta-feira.