Bolha gigante e misteriosa vista no lado oculto da Lua

A enorme descoberta promete ajudar os cientistas a entenderem melhor a origem de todos os corpos rochosos — incluindo o nosso próprio planeta.

Avistado 'fio' gigante de emissões de rádio ligando aglomerados de galáxias

Cientistas já previam que a estrutura de nosso universo se assemelha a uma enorme teia. Agora, pela primeira vez, conseguimos enxergar um dos fios.

Tempestades solares podem ser piores se você morar perto de certas rochas

Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos mostram como aumentam ou reduzem os riscos de blecautes das cidades durante fortes tempestades solares em função da geologia regional.

Sonda chinesa não tripulada encontra rochas que podem ter vindo das profundezas da Lua

A missão Chang’e-4, que já estabeleceu recordes, pode ter encontrado minerais capazes de desvendar antigos segredos sobre a origem de nosso satélite natural.

Lua pode ter atividade tectônica –e a novidade abalou os geólogos

Nova análise dos dados sísmicos obtidos na era Apollo revelou que o interior da Lua pode ser mais quente do que cientistas acreditavam ser possível.

Universo parece estar se expandindo mais rápido do que o esperado

Novas evidências aprofundam o mistério em torno da constante de Hubble, um dos números mais importantes na cosmologia.

Lua libera quantidade surpreendente de água durante chuvas de meteoros

A nossa companheira Lua parece ter um antigo reservatório de água apenas alguns centímetros abaixo de sua superfície, de acordo com dados da Nasa.

Meteoro interestelar pode ter colidido com a Terra

Se confirmada, a bola de fogo que ziguezagueou em nossa atmosfera em 2014 terá sido nada menos que o segundo visitante conhecido de fora do sistema solar.
Universo

Minúsculo planeta recém-descoberto pode revelar o destino final da Terra

A descoberta de um corpo rochoso que orbita uma estrela anã branca dá pistas de como poderá ser o nosso sistema solar em cerca de cinco bilhões de anos.

Espaçonave israelense construída por empresa privada falha em tentativa de pousar na Lua

Aterrissagem bem-sucedida teria feito de Israel o quarto país a realizar um pouso lunar. Apesar do acidente, a missão ainda é significativa.

Imagem de buraco negro revelada pela primeira vez

Usando um conjunto de telescópios espalhados ao redor do planeta, os astrônomos capturaram a primeira imagem dessa estranheza fascinante do espaço. Veja por que isso é importante.

Marte pode ter tido rios por mais tempo do que se imaginava

Novas análises das características do Planeta Vermelho embaralham o que se conhece sobre a água que teria jorrado em sua superfície.

Nasa enviou câmeras fotográficas à Lua nos anos 1960 para planejar pouso histórico da Apollo

Para encontrar locais seguros para os astronautas da Apollo pousarem, Nasa projetou cinco satélites de pesquisa com tecnologia militar sigilosa.