Em missão sem astronautas profissionais, SpaceX lança quatro civis ao espaço

A tripulação do Inspiration4 passará três dias na órbita da Terra a bordo da espaçonave autônoma Dragon. É a primeira vez que uma missão composta apenas por civis decola ao espaço.

Sonda de Marte coleta primeira amostra de rocha, passo crucial para busca de vida extraterrestre

A sonda Perseverance da Nasa armazenará essa e outras amostras puras para serem enviadas à Terra, o que “representará um ponto de inflexão para os conhecimentos científicos sobre Marte”.

Planeta 9 pode estar mais perto de ser encontrado — caso ele exista

O “mapa do tesouro” de um novo estudo sugere que um planeta, muito maior do que a Terra, pode estar escondido em nosso Sistema Solar, camuflado pela faixa brilhante de estrelas que compõe a Via Láctea.

Ondulações nos anéis de Saturno revelam o núcleo gigante e pastoso do planeta

O núcleo de Saturno é uma mistura imensa e inesperada de gelo, rocha e gás, surpreendendo os cientistas que tentam descobrir como o planeta se formou e evoluiu para o enigmático mundo que vemos hoje.

Este é o asteroide com mais chances de atingir a Terra. Saiba como isso afeta nosso futuro

Novas e ultraprecisas medições mostram que as chances do asteroide Bennu cair na Terra nos próximos 300 anos são maiores do que se pensava, diz estudo da Nasa.

É possível acompanhar a busca por vida extraterrestre – saiba onde

Pessoas que acreditam e que não acreditam em extraterrestres podem observar o trabalho de cientistas nos Estados Unidos.

Por que os Estados Unidos detonaram uma bomba nuclear no espaço

Os resultados do teste Starfish Prime, de 1962, servem como um aviso do que pode acontecer se o campo magnético da Terra for atingido novamente com altas quantidades de radiação.

Jeff Bezos no espaço: um pequeno passo em direção ao sonho dos grandes voos espaciais

O primeiro lançamento do New Shepard tripulado levou Bezos, seu irmão e as pessoas mais velhas e mais jovens que já foram ao espaço: o pioneiro da aviação Wally Funk, de 82 anos, e um estudante holandês de 18 anos.

Eu não sabia que ia ser militar

Sérvulo Borges, ex-militar e atual liderança quilombola, conta como uma equipe formada majoritariamente por pessoas negras removeu compulsoriamente, entre 1986 e 1989, 312 famílias quilombolas que viviam à beira mar em Alcântara, no Maranhão.

Astrônomos identificam estrelas de onde alienígenas conseguiriam observar a Terra

Se realmente dividimos a galáxia com extraterrestres, eles não conseguiriam ver a Terra passar na frente do Sol a menos que vivessem em um desses sistemas estelares.

Solos da Antártida podem não conter vida — uma descoberta inédita

Pesquisa recente constatou que solos de cumes rochosos no centro da Antártida parecem não abrigar micróbios.

Objeto misterioso encobriu estrela gigante por 200 dias

Algo enorme e opaco escureceu uma estrela em nossa galáxia, e os astrônomos não sabem como explicar o fenômeno.

Nasa planeja missão rumo a Vênus pela primeira vez em décadas

Duas naves espaciais ambicionam resolver alguns dos mistérios profundos sobre o planeta próximo, incluindo por que ele se assemelha a uma versão infernal e tóxica da Terra.

Misteriosa rajada de ondas de rádio do espaço está estranhamente próxima

Uma rajada rápida de rádio, um dos fenômenos mais enigmáticos vistos por astrônomos, foi detectada entre uma população próxima de estrelas antigas.

Sol está ficando mais tempestuoso e atingirá o pico a tempo de eclipse solar total

O próximo ciclo solar está se intensificando, oferecendo às espaçonaves uma chance sem precedentes de desvendar os mistérios do sol, enquanto proporciona às pessoas na Terra um espetáculo impressionante.

Buraco negro recém-descoberto pode ser o mais próximo da Terra

Apelidado de “unicórnio”, o singular objeto também está entre os menores buracos negros já encontrados e pode ajudar a solucionar um dos mistérios mais duradouros da astrofísica.

O Que Você Faz Importa | #WorldJump

Se nos unirmos para proteger nosso planeta, tudo é possível. Queremos celebrar a Terra inspirando você a criar novos hábitos sustentáveis. #OQueVoceFazImporta

Earth Day Eve 2021: Celebração virtual do Dia da Terra

Confira as apresentações de Angélique Kidjo, AURORA, José González, Maggie Rogers, Rostam, Valerie June, Willie Nelson, Yo-Yo Ma, Ziggy Marley e a estreia mundial novo videoclipe de My Morning Jacket.

Novas imagens de buracos negros contêm pistas de mistérios cósmicos

Uma grande colaboração para observar um buraco negro de diversas maneiras ajuda os cientistas a desvendarem o que acontece quando a gravidade é levada a extremos.