Nome comum: Bugio
Nome científico: Alouatta
Subclasse: Mamífero
Dieta: Onívoro
Coletivo: Bando
Tempo de vida médio na natureza: 15 a 20 anos
Tamanho: Comprimento: 55 a 91 centímetros; cauda: 58 a 91 centímetros
Peso: 6,8 a 10 quilos
Os bugios são macacos do Novo Mundo encontrados em florestas tropicais das Américas Central e do Sul
“Uivos”
Em inglês, seu nome é originário dos gritos cacofônicos que emitem. Quando grupos de bugios cantam a plenos pulmões em conjunto, geralmente ao amanhecer ou ao anoitecer, o som pode ser ouvido a até cinco quilômetros de distância. Macacos machos têm gargantas grandes e câmaras vocais especializadas, semelhantes a conchas, que ajudam a aumentar o volume do peculiar som que produzem. O som emitido é uma mensagem clara para outros macacos: esse território já está ocupado por um bando.
Recursos do Novo Mundo
Esses primatas ruidosos representam a maior espécie de macacos do Novo Mundo. Ao contrário dos macacos do Velho Mundo, os bugios e outras espécies do Novo Mundo têm narinas largas com abertura lateral e sem almofadas nas nádegas. Os bugios também possuem uma cauda preênsil. Eles podem utilizá-la como um braço extra para agarrar ou até se pendurar em galhos — nenhum macaco do Velho Mundo utiliza a cauda dessa maneira. A cauda é especialmente útil para os bugios porque eles quase nunca descem ao chão. Eles preferem ficar no alto das árvores mastigando folhas, que compõem a maior parte de sua dieta.
Os bugios possuem barba e pelos longos e grossos que podem ser pretos, castanhos ou ruivos. A espécie dos bugios-vermelhos é a mais comum, mas muitas vezes é alvo de caçadores à procura de carne de animais silvestres. Outras espécies de bugios podem estar criticamente ameaçadas de extinção em partes de sua área de distribuição.