Nome comum: Lhama
Nome científico: Lama glama
Tipo: Mamífero
Dieta: Herbívora
Tamanho: Altura da cernelha até o chão: 1,2 metro
Peso: 113 quilos
A lhama é um parente sul-americano do camelo, embora a lhama não tenha corcova.
Animais de carga
Essas criaturas robustas são animais domésticos utilizados pelos povos da Cordilheira dos Andes (seus parentes selvagens são guanacos e vicunhas). As lhamas são utilizadas como animais de carga pelas populações nativas há séculos. Normalmente, transportam cargas entre 22 e 24 quilos. Carregando esse peso, os animais podem percorrer até 32 quilômetros em um único dia. Grupos de lhamas, que podem incluir centenas de animais, transportam grandes quantidades de mercadorias até mesmo nos terrenos mais acidentados dos Andes.
As lhamas são animais de carga dóceis, mas apenas até certa medida. Uma lhama com excesso de peso simplesmente se recusa a andar. Esses animais geralmente se deitam no chão e podem cuspir, sibilar ou até dar coices em seus donos até que a carga colocada neles seja reduzida.
Alimentação
Lhamas pastam capim e, assim como vacas, regurgitam seu alimento e o mastigam como ruminantes. Mastigam maços de capim por algum tempo antes de engoli-los para uma digestão completa. As lhamas podem consumir diferentes tipos de vegetação e necessitam de pouca água. Esses atributos fazem delas animais resistentes e confiáveis, até mesmo em terrenos montanhosos esparsos.
Relacionamento com humanos
As lhamas contribuem com muito mais do que transporte às comunidades humanas onde vivem. É produzido couro de sua pele e sua lã é aproveitada para confeccionar cordas, tapetes e tecidos. O excremento da lhama, depois de seco e queimado, é utilizado como combustível. Até mesmo na morte, as lhamas podem servir a seus donos humanos: algumas pessoas as abatem para consumo de sua carne.