Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Lorena Ríos Treviño
As crianças de Ramblas Chico, no México, passam muito tempo brincando nos campos, visitando amigos, subindo em árvores e caçando galinhas. Aqui, Gerardo Gutiérrez Cano, de oito anos (à direita), brinca com seu primo durante uma visita anual ao México.
Crianças jogam basquete antes do início das aulas na escola primária Benito Juárez, em Ramblas Chico, México. Esta escola rural recebe uma grande população de crianças que vivem e estudam em Williams, Califórnia, seis meses por ano.
Judith Cano Gutiérrez, 8 anos, segura um desenho de sua casa, em Ramblas Chico, México. Ela é a caçula de oito filhos e nunca morou nos EUA.
Cristopher Gutiérrez Cano usa giz de cera para criar desenhos de sua família enquanto está hospedado na casa de seus avós, em Ramblas Chico, México. Ele nasceu nos EUA e passa metade do ano no México.
Cristopher Gutiérrez Cano, 6 anos, e seu irmão Esteban, de quatro anos, caminham por uma estrada de terra em Ramblas Chico, onde passam vários meses por ano para visitar Mamá Viges, como chamam sua avó. “A vida no campo é linda”, diz sua mãe, Luz Nallely Cano.
Eduviges Gutiérrez se despede de sua filha Luz Nallely Cano, 26 anos, e do neto Esteban, 4, antes de embarcar num voo para os EUA no aeroporto internacional de Gualadajara, México. É um doloroso ritual anual que a família vem fazendo há anos. "A vida é melhor lá", diz Gutiérrez sobre os Estados Unidos.
Membros da família posam para um retrato no aeroporto internacional de Guadalajara, México, no dia em que a metade deles deve retornar às suas vidas nos Estados Unidos. Eduviges Gutiérrez, 51 anos, e seu filho Carlos, 29, estão atrás de Luz Nallely Cano e seus três filhos. Cano e seus filhos passam a metade do ano no México.
Daisy Gutiérrez, 22 anos, aplica maquiagem em sua mãe Eduviges Gutiérrez, 51, em preparação para uma comemoração de aniversário de família, em Ramblas Chico. Eduviges cresceu vendo seu pai partir durante meses para o trabalho de campo, na Califórnia. A separação familiar foi o sacrifício por uma vida mais estável no México, proporcionado pelas remessas de dinheiro.
Ignacio Cano, 57 anos, dança com sua filha Yuliana, 31, durante uma festa de aniversário da família, em Rambas Chico. Ele começou a cruzar a fronteira aos 18 anos para trabalhar nos campos agrícolas da Califórnia, mas voltou permanentemente para Ramblas Chico depois de ser deportado em 2008.
Os alunos chegam para assistir às aulas na escola elementar em Ramblas Chico, México. Muitas das crianças matriculadas na escola Benito Juárez frequentam as aulas apenas parte do ano. O restante de sua educação acontece em escolas na Califórnia, onde os pais trabalham em campos agrícolas.