Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Robert Nickelsberg
Elevando-se sobre o mercado da antiga cidade de Herat, a fortaleza também serviu como palácio, tesouro, arsenal e prisão durante séculos. Hoje, após trabalhos de restauração apoiados pela Embaixada dos Estados Unidos e de outros países, se tornou um museu.
Herat foi uma das maiores cidades da Ásia Central no século 16, ostentando santuários elegantes como este, dedicado a Shahzada Abdullah.
A cúpula ricamente decorada do túmulo de Shahzada Abdullah em Herat, uma cidade próxima à fronteira com o Irã, foi reformada e conservada nos últimos anos.
Construção de pedras intrincadas adornam as ruínas da mesquita Noh Gunbad do século 8, que é a estrutura islâmica mais antiga do Afeganistão. Foi construído um telhado para proteger as ruínas mais vulneráveis.
Um Buda de pé esculpido em argila, agora situado no Palácio Presidencial, revela influências da Índia e da Grécia.
Fotografias tiradas na década de 1920 documentam moldes de cabeças de Buda feitos de barro, descobertos por arqueólogos franceses há um século. Embora atualmente a religião predominante seja a muçulmana, o Afeganistão já foi um importante centro de ensino, arte e atividade missionária budista.
Um percurso ao longo da coluna de paredes de terra que cercavam a antiga cidade de Balkh, um oásis na Ásia Central, conhecido como Mãe de todas as Cidades. Arqueólogos estão desenvolvendo um plano para preservar as paredes.
Construído no século 4, esse santuário budista, ou estupa, na província de Parwan, no leste do Afeganistão, já foi um repositório de relíquias sagradas. O trabalho está em andamento para estabilizar e restaurar a estrutura antiga.
Forças talibã saquearam o Museu Nacional do Afeganistão no início de 2001, destruindo ícones como esta cabeça de Buda, nas mãos do curador.
Símbolo da herança budista do Afeganistão, esta cabeça de Buda é mantida no Palácio Presidencial, em Cabul, como proteção.