Top 10: As fotos que mais bombaram em nosso Instagram em 2018
Confira a seleção das imagens que mais causaram comoção em nossas redes sociais no ano que passou. Siga @natgeobrasil
Publicado 20 de dez. de 2018, 20:40 BRST

"Sem palavras para descrever a emoção de presenciar essa cena. As araras nos paredões de Tambopata sempre estiveram presentes no meu imaginário e agora se tornam realidade nesta foto. Felicidade e plenitude é o que sinto após viver esse dia. Uma das coisas mais lindas que já vi em toda minha vida! Encantado com a beleza e a diversidade que tive a oportunidade de vivenciar aqui na Reserva Nacional de Tambopata. Em agosto de 2019 realizaremos uma expedição para fotografar as riquezas naturais da Amazônia Peruana."
Foto de Reprodução Instagram / João Marcos Rosa @joaomarcosrosa"Um rinoceronte-branco tem seu chifre removido em uma fazenda de animais em Klerksdorp, África do Sul. "Em 29 de outubro, o governo chinês fez um anúncio devastador revertendo um banimento de que já durava 25 anos da venda e uso de produtos de rinocerontes e tigres. Isso vai permitir o uso de pó de chifres de rinoceronte e ossos de tigres para 'pesquisa médica e tratamentos', criados em fazendas nos hospitais de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) certificados pelo governo. Em um posicionamento anunciando a substituição da proibição, o Conselho de Estado disse que os ingredientes podem ser usados por 'hospitais e doutores qualificados'. Os produtos só podem ser obtidos em fazendas, eles disseram, e adicionaram que 'partes dos animais classificadas como antiguidades podem ser usadas em trocas culturais se aprovadas pelas autoridades. Mesmo que restritas às antiguidades e ao uso em hospitais, essa operação com certeza vai aumentar a confusão dos consumidores e das leis sobre quais produtos são legalizados ou não e, provavelmente, expandirá o mercado de produtos derivados de tigres e rinocerontes."
Foto de Reprodução Instagram / David Chancellor @chancellordavid⠀Anambé-pompadora macho em Manaus, Amazonas.
Foto de Sua Foto / Levi Rebello @levislulouloluAraras em Crixás do Tocantins.
Foto de Sua Foto / Chrys Prazeres @chrysprazeresO tucano (Ramphastos toco) é uma ave predadora que ataca ninhos buscando ovos e filhotes. Estava fotografando o casal de araras-canindé (Ara ararauna) em seu ninho e do nada aparece o tucano dando rasantes com a intenção de que eles abandonassem o local. Nada feito! As araras resistiram e o tucano foi embora sem sucesso". Em Guia Lopes da Laguna (MS).
Foto de Sua Foto / Antonio Carlos Pavanato @acpavanatoO amarelo toma conta de Tiradentes, em Minas Gerais.
Foto de Sua Foto / Fernanda Pitaluga @fernandapitaluga"Focas albinas são raras dentre as centenas de milhares de focas pretas que nascem nas praias frígidas da Georgia do Sul na subantártica. Este filhote chamou tanto minha atenção no meio de seus vizinhos que eu voltei para lá dia após dia para segui-lo pelos seus passeios entre a populosa colônia."
Foto de Reprodução Instagram / Frans Lanting @FransLanting"Quando um jovem orangotango fica ereto em uma clareira na floresta, fica fácil apreciar suas similaridades com os humanos — e notar as diferenças. Braços longos permitem que eles balancem pelas árvores e a barriga grande ajuda a digerir todos os vegetais. Eles não têm muita proteína na dieta, mas lidam bem com isso. O que orangotangos não podem lidar é com a perda dramática do seu habitat e o ataque aos seus filhotes para o comércio ilegal de animais de estimação. Este jovem macho é um dos muitos orangotangos que acabaram em centros de reabilitação, onde pessoas dedicadas tentam dar uma nova chance de vida para esses macacos que sofreram experiências traumáticas com humanos. Eu vou deixar você decidir o que é mais importante; suas partes do corpo ou a perspectiva de vida dessa espécie."
Foto de Reprodução Instagram / Frans Lanting @FransLanting Um Diamante na Floresta. A fotógrafa capturou essa raposa mágica na floresta de Quebec, Canadá.
Foto de Reprodução Instagram / Anda Ciurezu @andaciurezuUma águia-rabalva encosta na superfície de um lago na República Tcheca. A águia-rabalva é uma das maiores aves de rapina, com uma envergadura de até 2,4 m.⠀
Foto de Reprodução Instagram / Milan Zygmunt @milanzygmunt