Fotos: O desabrochar da flor de cerejeira é de tirar o fôlego — confira!
No Hemisfério Norte, o início da primavera traz consigo este belo espetáculo da natureza — mas as cerejeiras são encontradas em todo o mundo.
Publicado 12 de mar. de 2019, 16:00 BRT

Rodeado de cerejeiras floridas e do sereno Lago Kawaguchiko, Dungo capturou a majestosa beleza do Monte Fuji, uma das montanhas mais temidas do Japão.
Foto de Danny Dungo, National Geographic Your ShotNo momento certo, Shah descobriu que "às vezes não precisamos olhar para fora, mas para dentro". Em vez de ver os rostos das pessoas nas janelas do trem, ela capturou o reflexo das flores de cerejeiras em plena floração.
Foto de Janvika Shah, National Geographic Your ShotCom mais de 200 variações de cerejeiras ornamentais, as flores de cerejeira do Japão possuem uma grande variedade de tons de rosa. A Somei Yoshino e a Yamazakura são as flores de cerejeira mais comuns no Japão.
Foto de T. Ashida, National Geographic Your ShotSimbolizando a renovação, a esperança e a brevidade da vida, as flores de cerejeira trazem a primavera para os arredores do Castelo de Matsumae, em Hokkaido, Japão.
Foto de Aya Iwasaki, National Geographic Your ShotAs terras verdejantes e as copas das árvores em cor rosa-flamingo dão à região de Fujian, China, um aspecto excêntrico.
Foto de John Nie, National Geographic Your ShotOhantai captura um calmo momento primaveril em Kyoto. Um dos melhores lugares para ver as flores de cerejeira da cidade é o Kinkaku-Ji, ou Pavilhão Dourado.
Foto de S. Ohtani, National Geographic Your ShotEsse espaço conta com mais de 800 cerejeiras em plena floração junto ao Rio Meguro. Uma das melhores épocas de visitação é após a temporada, quando milhares de pétalas rosa voam rio adentro.
Foto de Yuichi Yokota, National Geographic Your ShotUsando as linhas fluídas do recém-construído Chureito Pagoda e as cerejeiras flutuantes para enquadrar o Monte Fuji ao fundo, Fujiwara captura a essência do Japão.
Foto de Yoshiki Fujiwara, National Geographic Your ShotKaneko escreve que, de acordo com a lenda, essa cerejeira curvada é onde jaz o guerreiro Sengoku Goto Masato, que viria a se tornar monge.
Foto de Yoshiyuki Kaneko, National Geographic Your Shot"É difícil prever quando e para onde soprará o vento, e essa 'chuva' só dura mais ou menos 10 segundos", explica Liu, que, por estar no local certo, na hora certa, com o equipamento certo, conseguiu congelar o tempo e tirar uma encantadora foto de pétalas de flor de cerejeira em meio à neve.
Foto de Cedar Liu, National Geographic Your ShotA cidade de Washington D.C. tem 12 variedades diferentes de cerejeiras ornamentais ou de floração nos arredores da bacia de Tidal Basin, dando à área um tom de rosa durante o Festival Nacional da Flor de Cerejeira. Em 1912, o Japão presenteou a capital estadunidense com mais de 3 mil árvores como símbolo de amizade.
Foto de Edie Purdie, National Geographic Your ShotA cidade de Nova York recebe a primavera com o retorno dos pássaros migratórios e cerejeiras com brotos. Todos os anos, o Jardim Botânico do Brooklyn realiza uma comemoração de um mês em homenagem à flor de cerejeira, encerrando o evento com o festival da flor de cerejeira de Sakura Matsuri.
Foto de Elisa N., National Geographic Your ShotAntes da celebração da flor de cerejeira no Japão, a flor de ameixeira, sua irmã, roubou a cena. Hoje em dia, são populares as festas de contemplação da umeni, ou ameixa, entre as gerações mais velhas.
Foto de Masayuki Yamashita, National Geographic Your ShotDurante seu passeio, Dungo avistou um homem que percorria um caminho menos comum por entre as cerejeiras de um parque em Tóquio.
Foto de Danny Dungo, National Geographic Your ShotCapturando a efêmera beleza das flores, a foto aérea tirada por Dungo do Parque Inokashira mostra os japoneses que ainda praticam o hanami, ou festa de contemplação de cerejeiras.
Foto de Takaki Watanabe, National Geographic Your ShotHarmonizando três forças concorrentes da natureza, Watanabe cria uma paisagem etérea do Lago Kawaguchi, das flores de cerejeira e do pico mais icônico do Japão.
Foto de Danny Dungo, National Geographic Your ShotMoradores locais e turistas aglomerando-se no Parque Ueno para apreciarem as cerejeiras em plena floração. Attard diz que, à noite, é possível ver grupos de pessoas brindando e fazendo o seu próprio hanami.
Foto de George Attard, National Geographic Your ShotAs cerejeiras às margens do Rio Iwaki conferem maior profundidade a uma casual atividade de remo. WH descreve Hirosaki, durante a estação das cerejeiras, como um "lugar para se visitar antes de morrer".
Foto de Ryan WH, National Geographic Your ShotEmbora as cerejeiras sejam conhecidas pelas florações na primavera, duas espécies, a Shikizakura e a Fuyuzakura, dão flores no outono. Suzuki descreve Toyota-shi, região da Prefeitura de Aichi, como a área ideal para testemunhar a pitoresca fusão de cores da primavera e do outono.
Foto de Hidenobu Suzuki, National Geographic Your ShotDelicadas e passageiras, as flores de cerejeira aparecem cerca de duas semanas após o brotamento. Embora com uma vida curta, a icônica flor rosa enraizou-se profundamente na cultura japonesa.
Foto de Hiroki Kondo, National Geographic Your ShotO sol nasce no Monte Fuji, derramando um brilho quente sobre as cerejeiras. O Monte Fuji é rodeado por cinco lagos, ideais para uma ótima foto da montanha e das flores exuberantes.
Foto de Hidenobu Suzuki, National Geographic Your ShotMultidões alinham-se em torno da bacia de Tidal Basin, na capital de Washington, antes do amanhecer, para uma primeira visão da primavera com as cerejeiras recém-floridas.
Foto de Lingxiao Xie, National Geographic Your ShotToda primavera, as pessoas se reúnem no Parque Ueno para fazerem piqueniques sob as árvores floridas, iluminadas no entardecer por tradicionais lanternas, escreve Simionescu.
Foto de Aurora Simionescu, National Geographic Your ShotCom o pôr-do-sol, o hanami vira yozakura. As cerejeiras ficam iluminadas por lanternas, criando um tom mágico nas festividades noturnas.
Foto de Masato Saito, National Geographic Your ShotFotografadas no Jardim de Ga-ryu em Nagano, Japão, as pétalas de flor de cerejeira refletem a luz das estrelas do céu aquoso, nesta foto de Hui Ng.
Foto de Xuan Hui Ng, National Geographic Your Shot