Animais

Saiba por que gatos odeiam tanto um carinho na barriga

Entenda este e outros comportamentos de nossos felinos favoritos que nos deixam perplexos.Tuesday, June 18, 2019

Por Liz Langley
Gatos domésticos são conhecidos por demonstrar suas preferências aos donos.

As pessoas costumam achar que os gatos são estranhos — como se o comportamento humano tivesse alguma lógica.

Mas é verdade que, às vezes, precisamos de ajuda para decifrar nossos companheiro felinos. Por isso, convocamos nossos leitores para dizer o que mais os intrigam nos gatos: as questões variaram desde mistérios alimentares até as correrias desenfreadas pela casa.

Por que meu gato bebe água direto da torneira?

Alguns gatos preferem o sabor da água corrente ao da água parada, de acordo com Debra Zoran, especialista em medicina do Hospital de Ensino de Medicina Veterinária Texas A&M.

Por exemplo, se a tigela não estiver sempre limpa e fresca, a água parada pode ficar com um gosto ruim.

Além disso, os gatos têm bigodes sensíveis, e não gostam de “tocá-los em nada, nem nas laterais da tigela, enquanto estão comendo ou bebendo,” contou Zoran por e-mail. Isso acontece se a tigela de água for funda e não for mantida cheia.

Os gatos podem gostar mais do sabor da água corrente do que a de suas tigelas.

Também pode ser que locais altos, como a pia da cozinha, “façam com que se sintam seguros,” disse por e-mail Lena Provoost, comportamentalista animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Pennsylvania. Talvez a tigela de água esteja em um local desagradavelmente movimentado.

Por que os gatos comem grama?

“Comer grama e plantas é considerado um comportamento normal em gatos,” e pode até mesmo ajudar a reduzir a carga parasitária, afirma Provoost. Provavelmente seja uma característica adquirida de seus antepassados selvagens, que comiam vegetação com o objetivo principal de limpar o intestino, expelindo invasores, como vermes.

A grama também é uma fibra natural “importante para a saúde gastrointestinal geral,” conta Zoran. Na natureza, espécies de gatos podem obter fibras a partir da matéria vegetal presente nas vísceras de suas presas.

Muitos donos dão grama para seus gatos domésticos comerem. Porém, um aumento repentino na quantidade de grama ingerida pode significar um desarranjo estomacal causado por bola de pelo ou de outra origem e, em casas com vários gatos, pode ser um sinal de ansiedade.

Por que os gatos batem com suas patas na porta ou em outras superfícies planas?

Parece que o gato deste vídeo aprendeu a bater na porta para fazer seu humano abri-la. No entanto, o gato do nosso leitor faz a mesma coisa em outras superfícies planas, como paredes e armários da cozinha.

Para  Nicholas Dodman, professor emérito da Faculdade de Medicina Veterinária Cummings da Universidade de Tufts, os dois gatos apresentam características de gatos machos castrados marcando território. Esses machos fazem toda uma coreografia de marcação de território, encostando-se em uma superfície, roçando a pata e abanando o rabo, só que sem urinar.

ver galeria

Gatos marcam o território com urina (ou urina “imaginária”) “muitas vezes devido à frustração ou por questões territorialistas,” diz Dodman, autor de The Cat Who Cried For Help ("O Gato que Pediu Ajuda", em tradução livre), e geralmente é em um local relevante, com “significado estratégico” para o gato, incluindo os limites do seu território ou onde a comida está localizada.

Além disso, há glândulas odoríferas nas patas, embora Dodman acredite que essa não seja uma parte importante do processo de marcação de território.

Por que os gatos correm por aí feito loucos quando o tempo muda?

Esse corre-corre pode acontecer a qualquer momento e são apenas uma forma de liberar energia acumulada depois de todas aquelas longas e gostosas sonecas.

Alguns donos de gatos percebem que as correrias aumentam durante a mudança de estação. Se eles abrem as janelas para entrar um ar fresco, os gatos domésticos, que no fundo ainda são caçadores, ficarão “estimulados pela presença de presas, novos ruídos, novos cheiros no ar e literalmente começarão a escalar a parede, a cortina,” e qualquer outra coisa que conseguirem, observa Zoran.

O enriquecimento ambiental, como “árvores” para gatos, pode ser de grande ajuda para dar aos bichanos uma oportunidade de levar a natureza para dentro de casa.

Por que alguns gatos não gostam de carinho na barriga?

Folículos pilosos na área da barriga e da cauda são hipersensíveis ao toque, portanto acariciar essas áreas pode provocar superestimulação, conta Provoost.

De acordo com Provoost, “gatos preferem carinho na cabeça, especificamente debaixo do queixo e das bochechas,” onde possuem glândulas odoríferas.

Os gatos costumam esfregar os rostos nos de outros felinos “para misturar seus cheiros, culminando por fim em uma colônia de odores que facilita o reconhecimento dos membros do grupo.” Eles nos cumprimentam da mesma forma.

Em geral, “o melhor conselho é ler a linguagem corporal do seu gato,” diz Provoost.

Zoran concorda e acrescenta que cada gato é único, com seus próprios gostos e insatisfações, e eles “não tem medo de nos dizer o que preferem.”

E não é que é verdade?

Continuar a Ler