Nome comum: Anta
Nome científico: Tapiridae
Tipo: Mamífero
Dieta: Herbívora
Coletivo: Bando
Expectativa média de vida na natureza: Entre 25 e 30 anos
Tamanho: Entre 0,7 e 1,0 metro
Peso: Entre 226 e 362 quilos
As antas podem até parecer porcos com tromba, mas na realidade são parentes dos cavalos e rinocerontes. Essa linhagem versátil é antiga, assim como as próprias antas. Os cientistas acreditam que esses animais evoluíram pouco ao longo de milhões de anos.
Comportamento
As antas têm nariz e lábio superior preênsil, chamado de sugadouro, estendidos em um tronco curto. Elas utilizam essa tromba para agarrar galhos e limpá-los de folhas ou para ajudar a colher saborosas frutas. As antas se alimentam todas as manhãs e noites. Durante seus períodos de alimentação, elas seguem trilhas por matas fechadas e densas, deixando muitas pegadas para chegar a poços de água e áreas de alimentação exuberantes. Conforme caminham e defecam, depositam no solo as sementes que consumiram, sendo assim responsáveis pelo futuro crescimento de plantas.
Vida aquática
Embora tenham corpos densos, as antas se sentem à vontade na água e muitas vezes mergulham para se refrescar. São excelentes nadadoras e podem até mergulhar para se alimentar de plantas aquáticas. Elas também chafurdam na lama, possivelmente para espantar carrapatos de seu couro grosso.
Espécies de anta
As antas do continente americano geralmente vivem em florestas e pastagens da América Central e do Sul. Uma notável exceção é a anta-da-montanha, que vive no alto da Cordilheira dos Andes, a qual possui pelagem quente e protetora e constituem a menor de todas as espécies de antas.
A maior anta do mundo é encontrada no Velho Mundo – no Sudeste Asiático: a anta-malaia, podendo chegar a 362 quilos. Sua área de distribuição compreende as florestas e pântanos da Malásia e Sumatra.
Todas as espécies de anta estão em risco em grande parte devido à caça e perda de habitat.