Avestruz

Por JOEL SARTORE, NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

Avestruz fotografado no Zoológico e Aquário Henry Doorly de Omaha, em Nebraska, nos Estados Unidos

Foto de Joël Sartore NATIONAL GEOGRAPHIC PHOTO ARK

Nome comum: Avestruz

Nome científico: Struthio camelus

Tipo: Ave

Dieta: Onívora

Coletivo: Rebanho

Expectativa média de vida na natureza: 30 a 40 anos

Tamanho: 2,1 a 2,9 metros

Peso: 99,7 a 158 quilos

O avestruz, a ave que não voa, é a maior ave do mundo. Os avestruzes vagam pelas savanas africanas e desertos e obtêm a maior parte da água que consomem a partir de plantas.

Velocidade e Movimento

Embora não possam voar, os avestruzes são velozes e fortes corredores. Eles podem correr até 69 quilômetros por hora e percorrer grandes distâncias a 50 quilômetros por hora. Eles utilizam suas asas como “lemes” para ajudá-los a mudar de direção enquanto correm. As pernas longas e poderosas de um avestruz podem cobrir de 3 a 4,8 metros em um único passo. Suas pernas também podem ser poderosas armas: o chute de um avestruz pode matar um humano ou um predador em potencial, como um leão. Cada pata com dois dedos tem uma garra longa e afiada.

Rebanhos e Reprodução

Avestruzes vivem em pequenos rebanhos que normalmente contêm menos de 12 indivíduos. Os machos alfa mantêm esses rebanhos e acasalam com a fêmea dominante do grupo. O macho alfa ocasionalmente acasala com outras fêmeas do grupo, e os outros machos também podem acasalar com fêmeas não dominantes. Todas as fêmeas do rebanho colocam seus ovos no ninho da fêmea dominante — embora os dela ocupem o espaço central do ninho. A fêmea e o macho dominantes se revezam na incubação dos ovos gigantes, cada um pesando o equivalente a duas dúzias de ovos de galinha.

Comportamento e Dieta

Ao contrário da crença popular, os avestruzes não enterram a cabeça na areia. A origem dessa velha história provavelmente seja um dos comportamentos defensivos da ave. Na iminência de algum conflito, os avestruzes se abaixam e pressionam seus longos pescoços no chão na tentativa de se tornarem menos visíveis. A sua plumagem se camufla com o solo arenoso e, à distância, dá a impressão de que enterraram a cabeça na areia.

Avestruzes se alimentam de plantas, raízes e sementes, mas também consomem insetos, lagartos ou outras criaturas disponíveis em seu habitat, por vezes, hostil.