Pônei, raça de cavalo, fotografado no Zoológico Gladys Porter em Brownsville, Texas, Estados Unidos.
Nome comum: Cavalo
Nome científico: Equus ferus caballus
Subclasse: Mamífero
Dieta: Herbívoro
Tamanho: Altura da cernelha até o solo: 76 a 175 centímetros
Peso: 54 a 998 quilos
Cavalos e humanos possuem uma relação antiga. Os nômades asiáticos provavelmente domesticaram os primeiros cavalos há cerca de quatro mil anos e esses animais foram essenciais para muitas sociedades humanas até o advento do motor. Os cavalos ainda ocupam uma posição de honra em diversas culturas, muitas vezes relacionados a façanhas heroicas de guerra.
Selvagem e domesticado
Existe apenas uma espécie de cavalo doméstico que se divide em aproximadamente 400 raças diferentes especializadas nas mais diversas atividades, desde puxar carroças até corridas. Todos os cavalos são pastadores.
Apesar de a maioria dos cavalos ser doméstica, há também cavalos selvagens. Os cavalos selvagens são descendentes de animais que chegaram a ser domesticados, mas vivem livres na natureza há gerações. Grupos de cavalos selvagens podem ser encontrados em todo o mundo. Os mustangues que vagam livremente pela América do Norte, por exemplo, são descendentes de cavalos trazidos pelos europeus há mais de 400 anos.
Os grupos de cavalos selvagens geralmente possuem de três a 20 indivíduos. Um garanhão (macho adulto) lidera o grupo, que é composto por éguas (fêmeas) e potros jovens. Quando os machos jovens se tornam potros, por volta dos dois anos de idade, o garanhão os afasta do grupo. Então os potros passam a vagar com outros machos jovens até conseguirem reunir seu próprio bando de fêmeas.
Na verdade, o cavalo-de-przewalski é o único cavalo selvagem cujos ancestrais nunca foram domesticados. Ironicamente, hoje esse animal atarracado e robusto pode ser encontrado apenas em cativeiro. O último cavalo-de-przewalski avistado na natureza foi na Mongólia, em 1968.