Grandes felinos

Dieta: Carnívoros

Expectativa média de vida: Desconhecida

Tamanho: Entre 0,76 e 3,3 metros de comprimento

Peso: Entre 19 e 421 quilos

Existem 38 espécies de felinos no planeta. A maioria, como o gato-maracajá, é relativamente pequena. Mas alguns — como o leão, o tigre, o leopardo, o leopardo-das-neves, o leopardo-de-amur, a onça-pintada, o lince e o guepardo — são grandes. Esses grandes felinos estão entre os animais mais amados e conhecidos do planeta.

A maioria dos grandes felinos são membros do gênero Panthera. Felinos pequenos e médios, incluindo gatos-domésticos, fazem parte do gênero FelisGuepardos, que não têm garras retráteis, possuem seu próprio gênero, denominado Acinonyx. Os grandes felinos são encontrados em todo o mundo em habitats tão variados quanto manguezais na Índia e florestas densas no oeste dos Estados Unidos.

Tudo sobre o rugido característico

A principal diferença entre os grandes felinos e a maioria de seus primos está nas vocalizações produzidas por eles. Felinos menores ronronam; os grandes felinos (com exceção de guepardos, linces e leopardos-das-neves) rugem. Eles também grunhem, rosnam, berram e emitem diversos outros sons devido a um ligamento em suas laringes. O rugido do leão é o mais famoso de todos e pode ser ouvido a uma distância de até oito quilômetros devido à estrutura especializada de suas cordas vocais, característica compartilhada com o tigre.

Os leões são os únicos grandes felinos que vivem em grupos, denominados bandos. Juntas, as leoas caçam grandes presas como gnus e zebras. Todos os demais grandes felinos possuem hábitos solitários, com exceção de mães e filhotes. Alguns, como o leopardo-das-neves, são especialmente arredios e raramente avistados.

Felinos ameaçados de extinção

O maior dos grandes felinos é o tigre-siberiano, que pode alcançar pesos impressionantes de até 300 quilos e medir mais de três metros do focinho à cauda. É uma das seis subespécies de tigres sobreviventes. Os tigres foram amplamente caçados como troféus e para uso na medicina tradicional chinesa e estão classificados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Como predadores no topo da cadeia alimentar, os grandes felinos servem como indicativos de seus ecossistemas. Se sua situação é boa, o ecossistema está indo bem e vice-versa. De forma geral, os grandes felinos estão sob ameaças crescentes devido à caça ilegal, perda de habitat e outros fatores ambientais.