As iguanas têm mandíbulas fortes e dentes e caudas afiados.
Nome comum: Iguana
Nome científico: Iguana iguana
Tipo: Réptil
Dieta: Herbívora
Expectativa média de vida na natureza: 20 anos
Tamanho: Dois metros
Peso: Cinco quilos
As iguanas (iguanas-verdes ou iguanas-comuns) estão entre os maiores lagartos das Américas, medindo em média cerca de dois metros de comprimento e pesando cerca de cinco quilos.
Em cativeiro como animais de estimação
Também estão entre os répteis de estimação mais populares nos Estados Unidos, apesar de serem bastante difíceis de cuidar adequadamente. Aliás, a maioria das iguanas em cativeiro morre no primeiro ano, e muitas são soltas por seus donos ou entregues a grupos de resgate de répteis.
Área de distribuição e habitat
A extensa área de distribuição da iguana compreende as florestas tropicais do norte do México, América Central, ilhas do Caribe e sul do Brasil. Passam a maior parte das vidas na copa de árvores, descendo poucas vezes para acasalar, pôr ovos ou trocar de árvore.
Comportamento
Majoritariamente herbívoras, as iguanas são ativas durante o dia, alimentando-se de folhas, flores e frutas. Geralmente vivem perto da água e são excelentes nadadoras. Se ameaçadas, pulam do galho em que estão, geralmente a grandes alturas, e escapam jogando-se na água abaixo. Também são resistentes o suficiente para pular até o solo de altitudes de até 12 metros e sobreviver.
Adaptações de defesa
A constituição robusta das iguanas lhes confere uma aparência desajeitada, mas são rápidas e ágeis em terra. Possuem mandíbulas fortes, com dentes afiados. Suas caudas, também afiadas, têm metade do comprimento do corpo e podem ser utilizadas como chicotes para afastar predadores. Se esses répteis forem agarrados, podem soltar a cauda, que cresce de volta sem danos permanentes.