2:08

Câmera no casco mostra ponto de vista de tartaruga-da-amazônia

Pesquisa buscou entender como as mães e os filhotes de tartarugas interagem em terra firme e embaixo d'água.

1,7 milhão de tartarugas são consumidas por ano no Amazonas. É possível um manejo sustentável?

Estudo estima que diversas espécies de tartarugas de água doce e jabutis selvagens são consumidos em centros urbanos no estado do Amazonas. Interesse pela carne e ovos de quelônios estimula o tráfico e pode colocar espécies em risco.

Muitos animais simulam a própria morte — e não apenas para evitar serem devorados

Cobras, aves e outros animais, ao longo de sua evolução, passaram a ter diversos motivos para fingir a própria morte.

Antigo alvo de tiros de canhão, Alcatrazes é laboratório vivo de estudos evolutivos

Isolados do continente há cerca de 20 mil anos, animais terrestres do arquipélago localizado a 35 km do litoral paulista guardam segredos sobre o processo de evolução.

Muitos animais de estimação exóticos sofrem ou morrem durante ou após transporte

O comércio de pets selvagens sujeita tais animais a condições extremas, como a acumulação em caixas.

Cinco mil tartarugas-marinhas resgatadas de ilha de águas congelantes

Paralisadas pela água extremamente gelada ao redor da ilha South Padre, nos EUA, centenas de tartarugas-marinhas surgiram nas praias, onde voluntários se reuniram para salvá-las — mesmo sem abastecimento de energia ou aquecimento.

Nova espécie de camaleão pode ser o menor réptil do mundo

Praticamente do tamanho de uma semente de girassol, a criatura de Madagascar recentemente descrita já pode estar criticamente ameaçada de extinção.

Cobras invasoras deslocam o corpo em ‘movimento de laço’ inédito – veja vídeo

A descoberta surpreendeu herpetologistas e pode ajudar a explicar o impacto prejudicial da cobra-arborícola-marrom nos ecossistemas de Guam.

Jacarés podem recuperar cauda cortada, para surpresa dos cientistas

Jacarés jovens podem regenerar até 23 centímetros de cauda decepada, segundo estudo. São os maiores animais com essa capacidade de regeneração.

Marcas de alta-costura tiveram milhares de artigos em couro exótico apreendidos

Relatório mostra que artigos em couro exótico importados por empresas como Chanel, Gucci e Coach foram apreendidos pelas autoridades dos Estados Unidos entre 2003 e 2013.

Atirar ilegalmente em animais protegidos é mais comum do que se imaginava

Um pequeno grupo de caçadores antiéticos provavelmente está por trás do grande número de mortes ilegais de animais selvagens, segundo estudo recente conduzido em Idaho, nos EUA.

Nativos da América do Sul, lagartos teiús invadem sudeste dos EUA

Teiús-gigantes estão se reproduzindo em diversos estados após fugirem ou serem soltos de cativeiros. Biólogos estão preocupados, já que os répteis são onívoros vorazes.

Furacões cada vez mais intensos estão espalhando espécies invasoras pelos Estados Unidos

Mais de cem espécies — incluindo enguias-d’água-doce-asiáticas e mexilhões-zebra — pegaram carona nas inundações do Furacão Isaías, afirmam cientistas.

Brasil Selvagem: viaje pelo mundo das tartarugas marinhas em 360

As tartarugas marinhas apresentam uma alimentação variada, que muda de acordo com a espécie e com a idade. Algas são parte de sua alimentação e ela geralmente encontra esse alimento em grandes áreas entre a praia e a barreira de coral.

Tartarugas-marinhas podem transportar mais de 100 mil pequenos animais em seus cascos

Estudar a diversidade dessa enorme população que vive sobre as tartarugas-marinhas-comuns pode ajudar os cientistas a monitorar e entender melhor os répteis.

‘Lágrimas de crocodilo’ são surpreendentemente semelhantes às nossas

A descoberta pode contribuir com o desenvolvimento de tratamentos melhores para doenças oculares, segundo novo estudo.

Brasil Selvagem: viaje pela Ilha das Cobras em 360

Quantas jararacas você consegue ver? A ilha Queimada Grande, no litoral sul de São Paulo, possui uma população estimada de 2 mil jararacas-ilhoa, uma espécie de serpente venenosa que só existe por ali, o que torna a ilha uma das mais perigosas do mundo.

Sonhando com dragões? Veja onde eles realmente vivem

É possível encontrar os dragões-de-komodo nas florestas indonésias – ou apenas visitar um zoológico.