Nome comum: Joaninha
Nome científico: Coccinellidae
Tipo: Invertebrado
Dieta: Onívora
Expectativa média de vida na natureza: Entre 2 e 3 anos
Tamanho: Entre 0,7 e 1 centímetro
Muitas pessoas gostam de joaninhas devido a sua aparência colorida e com bolinhas. Mas produtores rurais as apreciam em razão de seu apetite voraz.
Importância para a agricultura
A maioria das joaninhas consome vorazmente insetos que se alimentam de plantas, como pulgões, e, com isso, ajudam a proteger as lavouras. Joaninhas depositam centenas de ovos nas colônias de pulgões e de outras pragas fitófagas. Ao eclodir, as larvas de joaninha começam imediatamente a se alimentar.
População
Joaninhas são nomes utilizados para diversos tipos de besouros coleópteros da família Coccinellidae, presentes também na Europa. Existem cerca de cinco mil espécies diferentes desses insetos, e nem todas apresentam a mesma alimentação. Algumas joaninhas se alimentam não de insetos herbívoros, mas de plantas. O besouro-do-feijão-mexicano e a espécie Anasa tristis são pragas destrutivas que atacam plantações de feijão e abóbora, respectivamente.
Manchas e coloração
Joaninhas têm a aparência de pequenas cúpulas semiesféricas, redondas ou ovais e com manchas. Suas patas e antenas são curtas.
Suas belas manchas distintivas e cores destinam-se a repelir os predadores. As joaninhas podem secretar um fluido a partir das articulações das patas, o que lhes confere um sabor ruim. Sua coloração é provavelmente um lembrete para qualquer animal que já tenha tentado se alimentar dessa espécie: “meu sabor é horrível”. Uma joaninha sob ameaça pode fingir-se de morta e secretar a substância intragável para se proteger.