Krill

Por MARIA STENZEL, NAT GEO IMAGE COLLECTION

Integrante da cadeia alimentar, o minúsculo krill é a principal fonte de alimento para muitos mamíferos marinhos e peixes.

Foto de George F. Mobley NAT GEO IMAGE COLLECTION

Nome comum: Krill

Nome científico: Euphausiacea

Tipo: Invertebrado

Dieta: Herbívora

Coletivo: Enxame

Tamanho: Seis centímetros

Peso: 0,99 gramas

O modesto krill mede apenas cerca de seis centímetros de comprimento, mas representa um elo gigante na cadeia alimentar global. Esses pequenos crustáceos, que se parecem com camarões, são fundamentais nos ecossistemas marinhos da Terra.

Papel na cadeia alimentar

O krill se alimenta de fitoplâncton, plantas microscópicas e unicelulares que flutuam perto da superfície do oceano e vivem de dióxido de carbono e de raios solares. Como presas, são o principal alimento básico nas dietas de centenas de animais diferentes, entre peixes, aves e baleias de barbatanas.

Em resumo, muitas formas de vida oceânicas dependem do krill.

Importância para o ecossistema antártico

Rosa e opaco, o krill antártico (Euphausia superba) está entre as maiores das 85 espécies conhecidas de krill. Os números estimados das populações variam de 125 milhões de toneladas a 6 bilhões de toneladas nas águas antárticas. Durante alguns períodos do ano, o krill se reúne em enxames tão densos e vastos que podem ser vistos do espaço.

O krill antártico pode viver até 10 anos, uma longevidade incrível para uma criatura tão caçada. Eles passam seus dias evitando predadores nas profundezas frias do Oceano Antártico, cerca de 97 metros abaixo da superfície. Durante a noite, voltam à superfície em busca de fitoplâncton.

Estudos recentes alarmantes revelam que as populações de krill antártico podem ter sofrido um declínio de 80% desde a década de 1970. Os cientistas atribuem esses declínios, em parte, à perda de cobertura de gelo causada pelo aquecimento global. Essa perda de gelo remove uma fonte primária de alimento para o krill: as algas do gelo.