Psitaciformes

Por Photo Ark

Nome comum: Psitaciformes

Nome científico: Psittaciformes

Tipo: Ave

Dieta: Onívora

Expectativa média de vida na natureza: Até 80 anos

Tamanho: Entre 8,9 e 100 centímetros

Peso: Entre 63 gramas  a 1,6 quilo

As aves psitaciformes são uma ampla ordem de mais de 350 espécies diferentes. Araras, papagaios dos gêneros Amazonas, Trichoglossus e Agapornis, cacatuas e muitos outros são psitaciformes.

Características comuns

Embora haja uma ampla diversidade entre essas aves, também existem semelhanças. Todas possuem bicos curvos e são zigodáctilos, o que significa que têm quatro dedos em cada pata, dois voltados para frente e dois para trás. A maioria dos psitaciformes se alimenta de frutas, flores, brotos, nozes, sementes e de algumas pequenas criaturas, como insetos.

Psitaciformes são encontrados em climas quentes em quase todo o mundo. As maiores diversidades são encontradas na Australásia, América Central e América do Sul.

Popularidade como bichos de estimação

Muitos psitaciformes são mantidos como bichos de estimação, especialmente araras, papagaios do gênero Amazonas, calopsitas, periquitos e cacatuas. Essas aves têm sido companheiras populares ao longo da história porque são inteligentes, carismáticas, coloridas e musicais. Algumas aves podem imitar muitos sons não-aviários, como a voz humana. O papagaio-do-congo (Psittacus erithacus) é o imitador mais talentoso da voz humana no mundo animal; esse morador de florestas tropicais é um mímico peculiar.

Ameaças à sobrevivência

Atualmente, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês) proíbe a venda de qualquer espécie capturada na natureza, mas a popularidade dos psitaciformes continua a impulsionar o comércio ilegal.

Algumas espécies de psitaciformes estão criticamente ameaçadas de extinção. Em outros casos, aves anteriormente domesticadas se reproduziram na natureza e desenvolveram populações selvagens prósperas em ecossistemas exóticos. A caturrita, por exemplo, agora é encontrada em diversos estados dos Estados Unidos.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Avestruz
Animais
Coruja-das-torres
Animais
Cacatuas selvagens aprendem a abrir lixeiras umas com as outras
Animais
Você sabia que podemos ver excremento de pinguim do espaço?
Animais
Arraia

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados