Exploradores: Federico Pardo
Federico é colombiano. Cineasta e fotógrafo especializado em história natural, meio ambiente e histórias da humanidade.
Formou-se como biólogo na Universidade dos Andes, na Colômbia, e cursou mestrado em cinema, ciências e história natural na Universidade Estadual de Montana (MSU), nos Estados Unidos.
Federico é cineasta e fotógrafo especializado em história natural, meio ambiente e histórias da humanidade. Formou-se como biólogo na Universidade dos Andes, na Colômbia, e cursou mestrado em cinema, ciências e história natural na Universidade Estadual de Montana (MSU), nos Estados Unidos. Em 2019, Federico recebeu uma bolsa da National Geographic para seu projeto Vanishing Primates [Primatas em extinção].
Federico ganhou dois prêmios Emmy: um pelo documentário “América Indomável” da National Geographic, e outro por “The Amazon: A Paradise for Sale” da Univision. Trabalhou em diversos lugares da América Latina com uma ampla variedade de ecossistemas e objetos de estudo, incluindo mineração ilegal de ouro e competições de pássaros canoros na Guiana Francesa, projetos de infraestrutura de saúde no Suriname e documentários de longa-metragem sobre futebol com “Nossa Chape” e “Phenoms”.
Federico é coordenador geral do workshop de fotografia que acontece na América Latina intitulado “20 Fotógrafos”, é cofundador da Trópico Media e coordenador do projeto coletivo no Instagram @everydaylatinamerica. Suas fotografias foram exibidas em galerias da Colômbia, México, Europa e Estados Unidos, e seus documentários foram exibidos em festivais de cinema e por mídias como a National Geographic, HBO e Fox Sports Films.