Estalar os dedos faz mal? O que diz a medicina

O hábito foi muito estudado por médicos e cientistas, mas os resultados passam longe do que dizem as crenças populares.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de abr. de 2023, 17:10 BRT

De acordo com estudos, o “estalo” dos dedos é resultado de uma reação normal do organismo.

Foto de Joe Scherschel

Você tem o costume de estalar os dedos das mãos? Então, já deve ter ouvido que isso faz mal, pode causar artrite ou até “engrossar” as articulações dos dedos. Apesar disso ser quase um consenso popular, a ciência não corrobora essas afirmações. 

O “estalo” dos dedos é resultado de uma reação normal do organismo. O barulho resultante do hábito de apertar ou puxar as articulações dos dedos é causado pelo estouro de bolhas de ar formadas no líquido sinovial (que nutre e lubrifica as cartilagens) que surgem pela mudança de pressão no interior das articulações. É o que explica Renata Gregorio Paulos, médica ortopedista especialista em mãos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). 

“Até agora, não existem comprovações científicas de que o hábito pode causar mal à saúde das mãos ou engrossar as ‘juntas’”, diz a especialista. Mas o efeito de estourar essas bolhas propositalmente vem sendo estudado há décadas pela medicina. 

Como exemplo, Renata menciona um trabalho sobre as possíveis relações entre o estalar de dedos e a ocorrência de artrite e artrose, que ganhou fama entre os profissionais da área.  Em 1998, o cientista e médico estadunidense Donald Unger realizou um estudo informal, que chegou a ser publicado em forma de carta na revista científica Arthritis and Rheumatism

O médico buscou estalar os dedos da mão esquerda pelo menos duas vezes por dia durante 50 anos. Enquanto isso, não mexia nos nós dos dedos da mão direita para servir como “grupo de controle”. Ele estimou que os nós dos dedos de sua mão esquerda foram “estalados” mais de 36 mil vezes. No final das cinco décadas, nenhuma de suas mãos apresentava artrite, diferenças na articulação dos dedos ou problema no líquido sinovial. 

“Esse é um relato quase anedótico. Mas outros estudos fizeram esse experimento com grandes grupos de pessoas e também não conseguiram comprovar que o estalar de dedos tenha alguma influência, tanto na aparência quanto na saúde das articulações”, afirma a médica ortopedista. 

A ciência viu que mal não faz, mas será que faz bem? Além de investigar a relação do hábito com a maior propensão para o desenvolvimento de doenças nas articulações, Paulos diz que estudos em busca de benefícios também foram feitos. 

“Alguns estudos observaram que a amplitude de movimento da articulação, que é o quanto ela pode se mexer, chega a aumentar um pouco depois de estalar os dedos”, conta a especialista em entrevista para a National Geographic. “Mas nada significativo e, depois de um tempo, as articulações voltam ao estado normal”, acrescenta. 

Em suma, o hábito não afeta nem de forma negativa, nem positiva, a saúde das articulações. O único alerta, é não abusar dos estalos perto de pessoas que podem se incomodar com o barulho. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados