Veja o interior de uma casa projetada para Marte

A casa tem seis quartos, um banheiro seco, internet Wi-Fi com atraso de 20 minutos e algumas regras rígidas.

Por Nadia Drake
Publicado 8 de nov. de 2017, 20:34 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
simulacao de vida em marte
Seis membros da tripulação simularam um ano em Marte, uma missão que incluía usar trajes de astronauta toda vez que saíam da casa.
Foto de Nadia Drake

Para a maioria das pessoas, passar um ano com cinco estranhos em um pequeno domo no caminho para o topo de um vulcão havaiano não seria muito atraente. Mas, para os seis tripulantes do projeto de Análise e Simulação de Exploração Espacial do Havaí (HI-SEAS), o habitat simulado de Marte não foi tão ruim.

Em 28 de agosto de 2016, a equipe do HI-SEAS saiu, sem trajes espaciais, do domo no vulcão Mauna Loa pela primeira vez em oito meses. Lá, eles viveram, trabalharam, sofreram e resolveram problemas juntos, saindo do isolamento voluntário prontos para voltar ao planeta que haviam deixado para trás, em teoria.

Dentro do habitat de 110 metros quadrados, eles tiveram que lidar com um atraso de 20 minutos de comunicação, suprimentos de água limitados e algumas regras rígidas. Mas esse habitat é um hotel 5 estrelas para quem espera um dia viver em Marte.

Trata-se de uma casa surpreendentemente espaçosa e completamente mobilada com seis camas e um banheiro no maior lote da região (você nunca vai ver nem ouvir seus vizinhos). O piso térreo acarpetado tem um teto abobadado de catedral, cozinha, despensa espaçosa, laboratório de ciências, amplo espaço de escritório e instalações de ginástica com bicicleta ergométrica, esteira, barra de peso e corda.

Subindo as escadas ficam seis pequenos quartos, cada um com um charmoso teto inclinado. Organizado em um semicírculo aconchegante, os quartos possuem uma cama de solteiro e itens pessoais. O banheiro no térreo tem um vaso sanitário de compostagem e chuveiro.

Ecológica, a casa é totalmente equipada com energia solar – e quando o sol não pode brilhar através das nuvens onipresentes do Mauna Loa, uma bicicleta de exercício pode carregar as baterias. (Bônus: você fica em forma.)

Além disso, a vista é maravilhosa – observe campos de lava levemente inclinados e, em um dia claro, veja o vulcão ao lado. Já falamos sobre o quintal? Ele é interminável e ótimo para explorar, desde que você não se importe em vestir um traje espacial de 27 kg enquanto caminha sobre, ao redor e às vezes embaixo, de rochas perigosamente afiadas.

Também têm quartos especiais para armazenar roupas de proteção química, trajes espaciais e bastões de caminhada, além de qualquer bota suja que tenha sido fatiada ou cortada em cubos ao explorar tubos e cavernas de lava. Não há garagem, mas você não vai precisar de uma.

No interior, as comodidades são as ideais – nem luxuosas nem espartanas. A cozinha dispõe de cafeteira, torradeira, chaleiras elétricas e pratos quente. Há uma unidade de lavadora e secadora no local e baldes e varais disponíveis para lavagem à mão e secagem ao sol.

A despensa vem carregada com enlatados, vinho em pó e enormes recipientes com alimentos liofilizados que duram séculos. Couve fresca, rabanetes e flores silvestres estão disponíveis de vez em quando e um livro de receitas Alegria de Cozinhar pode ajudá-lo a montar pratos perfeitos com os ingredientes disponíveis.

Quer entretenimento? A sala tem uma estante cheia de guias de língua russa, DVDs, quebra-cabeças de astronauta e jogos de tabuleiro, que são perfeitos para uma noite selvagem na montanha com seus cinco companheiros de quarto favoritos. Também tem um aparelho de realidade virtual com o qual você pode explorar 30 ambientes diferentes, além de elaborar sua própria fuga.

Finalmente, o Wi-Fi já vem instalado. Embora com um pequeno atraso de 20 minutos, você pode enviar e-mails, textos e mensagens de vídeo.

Esta casa é ideal se você for um não-fumante, está em boa forma física, adora comida enlatada, anseia por check-ins ocasionais de pesquisadores preocupados com o seu nível de estresse e bem-estar e não se importa com o ruído gerado por companheiros de quarto. Além disso, você pode precisa estar de acordo com a reciclagem de sua própria urina, o que pode ser mais uma novidade no ano que vem ou no seguinte.

Por favor, não se inscreve se você é um aficionado por sofá, acha que a Terra é plana, odeia ciência e não quer se tornar uma cobaia marciana.

Pensando em ir como um grupo? Não. Os proprietários da casa vão combinar companheiros de quarto para compatibilidade máxima, eficiência e realização de tarefas, com base em sua inscrição e em entrevistas subsequentes. Por favor, lembre-se que hóspedes noturnos não são permitidos – na verdade, não são permitidos hóspedes de qualquer tipo. Você também não terá permissão para deixar a propriedade que o seu contrato de aluguel vença, mas por que faria isso?

O prazo de locação é de oito meses, sem depósitos necessários, com vagas disponíveis para 2018. Inscreva-se hoje!

Siga Nadia Drake no Twitter.


Publicado em 30 de agosto de 2016.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados