Astrônomos identificam estrelas de onde alienígenas conseguiriam observar a Terra

Se realmente dividimos a galáxia com extraterrestres, eles não conseguiriam ver a Terra passar na frente do Sol a menos que vivessem em um desses sistemas estelares.

Solos da Antártida podem não conter vida — uma descoberta inédita

Pesquisa recente constatou que solos de cumes rochosos no centro da Antártida parecem não abrigar micróbios.

Nasa planeja missão rumo a Vênus pela primeira vez em décadas

Duas naves espaciais ambicionam resolver alguns dos mistérios profundos sobre o planeta próximo, incluindo por que ele se assemelha a uma versão infernal e tóxica da Terra.

O Que Você Faz Importa | #WorldJump

Se nos unirmos para proteger nosso planeta, tudo é possível. Queremos celebrar a Terra inspirando você a criar novos hábitos sustentáveis. #OQueVoceFazImporta

Earth Day Eve 2021: Celebração virtual do Dia da Terra

Confira as apresentações de Angélique Kidjo, AURORA, José González, Maggie Rogers, Rostam, Valerie June, Willie Nelson, Yo-Yo Ma, Ziggy Marley e a estreia mundial novo videoclipe de My Morning Jacket.

Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

Meteorito recém-descoberto pode desvendar segredos do Sistema Solar

Uma raríssima rocha espacial recuperada no Reino Unido pode ajudar cientistas a responder perguntas sobre a origem da água na Terra e, talvez, como a vida surgiu em nosso planeta.

Nasa divulga vídeo do pouso do jipe-robô Perseverance em Marte – veja

Múltiplas câmeras captaram, pela primeira vez, o pouso de uma sonda em solo marciano por todos os ângulos.

Jipe-robô Perseverance envia as primeiras fotos de Marte – veja galeria

Nasa divulgou imagens coloridas feitas pela sonda Perseverance na cratera Jezero, onde pousou na última quinta-feira.

Sucesso! Jipe-robô da Nasa acabou de aterrissar em Marte

Depois de um mergulho angustiante na fina atmosfera marciana, o explorador robótico Perseverance poderá finalmente começar sua busca por sinais de vida no Planeta Vermelho.

Nasa tenta pouso arriscado de jipe-robô em Marte – assista ao vivo

A agência espacial vai monitorar seu mais novo carro-chefe, o jipe-robô Perseverance, durante uma entrada complicada na atmosfera marciana.

Três satélites de Júpiter serão observados bem de perto pela primeira vez em 20 anos

Em breve, a sonda espacial Juno da Nasa estará próxima de três satélites intrigantes de Júpiter, incluindo um que, segundo os cientistas, pode ser uma das melhores apostas para encontrar vida fora da Terra.

10 fenômenos astronômicos espetaculares para observar em 2021

Este ano promete muitas maravilhas celestes, como encontros planetários próximos, chuvas de meteoros deslumbrantes e um eclipse de Lua de Sangue.

O plano dos cientistas para proteger a Terra de micróbios extraterrestres

À medida que mais materiais cósmicos são coletados por missões espaciais, as agências espaciais, por cautela, estão construindo laboratórios de biossegurança altamente seguros para isolar a preciosa carga.

Caçadores de ETs detectam estranho sinal vindo de estrela vizinha

É muito pouco provável que se trate de uma mensagem alienígena. No entanto, as ondas que parecem se originar nos arredores da anã-vermelha Proxima Centauri ajudarão astrônomos a refinar suas técnicas de busca.

Em raro espetáculo, Júpiter e Saturno irão praticamente se ‘esbarrar’ neste mês

Na noite de 21 de dezembro, observadores de estrelas poderão se deleitar, pois os dois planetas brilhantes parecerão estar mais próximos do que jamais estiveram nos últimos 400 anos.

Uma das luas geladas de Júpiter pode brilhar no escuro

Se essa luminosidade for confirmada, missões futuras podem utilizar o misterioso brilho para identificar a complexa composição química da superfície gelada — e talvez encontrar pistas do que pode haver no oceano abaixo da crosta.

Quantas civilizações extraterrestes podem existir? Novo levantamento galáctico traz uma pista

A Via Láctea é repleta de zonas habitáveis e cerca de metade de todas as estrelas semelhantes ao Sol hospedam planetas do tamanho da Terra que poderiam abrigar vida.

Promissor sinal de vida detectado em Vênus talvez nem exista

A detecção de gás fosfina nas nuvens de Vênus — um possível sinal de vida — pode ter sido causada por uma anomalia acidental no processamento de dados, conforme sugerido em novas análises.