Sonda de Marte coleta primeira amostra de rocha, passo crucial para busca de vida extraterrestre

A sonda Perseverance da Nasa armazenará essa e outras amostras puras para serem enviadas à Terra, o que “representará um ponto de inflexão para os conhecimentos científicos sobre Marte”.

Planeta 9 pode estar mais perto de ser encontrado — caso ele exista

O “mapa do tesouro” de um novo estudo sugere que um planeta, muito maior do que a Terra, pode estar escondido em nosso Sistema Solar, camuflado pela faixa brilhante de estrelas que compõe a Via Láctea.

Ondulações nos anéis de Saturno revelam o núcleo gigante e pastoso do planeta

O núcleo de Saturno é uma mistura imensa e inesperada de gelo, rocha e gás, surpreendendo os cientistas que tentam descobrir como o planeta se formou e evoluiu para o enigmático mundo que vemos hoje.

É possível acompanhar a busca por vida extraterrestre – saiba onde

Pessoas que acreditam e que não acreditam em extraterrestres podem observar o trabalho de cientistas nos Estados Unidos.

Astrônomos identificam estrelas de onde alienígenas conseguiriam observar a Terra

Se realmente dividimos a galáxia com extraterrestres, eles não conseguiriam ver a Terra passar na frente do Sol a menos que vivessem em um desses sistemas estelares.

Solos da Antártida podem não conter vida — uma descoberta inédita

Pesquisa recente constatou que solos de cumes rochosos no centro da Antártida parecem não abrigar micróbios.

Nasa planeja missão rumo a Vênus pela primeira vez em décadas

Duas naves espaciais ambicionam resolver alguns dos mistérios profundos sobre o planeta próximo, incluindo por que ele se assemelha a uma versão infernal e tóxica da Terra.

O Que Você Faz Importa | #WorldJump

Se nos unirmos para proteger nosso planeta, tudo é possível. Queremos celebrar a Terra inspirando você a criar novos hábitos sustentáveis. #OQueVoceFazImporta

Earth Day Eve 2021: Celebração virtual do Dia da Terra

Confira as apresentações de Angélique Kidjo, AURORA, José González, Maggie Rogers, Rostam, Valerie June, Willie Nelson, Yo-Yo Ma, Ziggy Marley e a estreia mundial novo videoclipe de My Morning Jacket.

Quando a humanidade pisará em Marte?

Segundo Ivair Gontijo, engenheiro brasileiro da Nasa, esse dia vai chegar, mas demora. Enquanto isso, jipe-robô que ele ajudou a projetar leva nossos olhos – e ouvidos – ao Planeta Vermelho.

Meteorito recém-descoberto pode desvendar segredos do Sistema Solar

Uma raríssima rocha espacial recuperada no Reino Unido pode ajudar cientistas a responder perguntas sobre a origem da água na Terra e, talvez, como a vida surgiu em nosso planeta.

Nasa divulga vídeo do pouso do jipe-robô Perseverance em Marte – veja

Múltiplas câmeras captaram, pela primeira vez, o pouso de uma sonda em solo marciano por todos os ângulos.

Jipe-robô Perseverance envia as primeiras fotos de Marte – veja galeria

Nasa divulgou imagens coloridas feitas pela sonda Perseverance na cratera Jezero, onde pousou na última quinta-feira.

Sucesso! Jipe-robô da Nasa acabou de aterrissar em Marte

Depois de um mergulho angustiante na fina atmosfera marciana, o explorador robótico Perseverance poderá finalmente começar sua busca por sinais de vida no Planeta Vermelho.

Nasa tenta pouso arriscado de jipe-robô em Marte – assista ao vivo

A agência espacial vai monitorar seu mais novo carro-chefe, o jipe-robô Perseverance, durante uma entrada complicada na atmosfera marciana.

Três satélites de Júpiter serão observados bem de perto pela primeira vez em 20 anos

Em breve, a sonda espacial Juno da Nasa estará próxima de três satélites intrigantes de Júpiter, incluindo um que, segundo os cientistas, pode ser uma das melhores apostas para encontrar vida fora da Terra.

10 fenômenos astronômicos espetaculares para observar em 2021

Este ano promete muitas maravilhas celestes, como encontros planetários próximos, chuvas de meteoros deslumbrantes e um eclipse de Lua de Sangue.

O plano dos cientistas para proteger a Terra de micróbios extraterrestres

À medida que mais materiais cósmicos são coletados por missões espaciais, as agências espaciais, por cautela, estão construindo laboratórios de biossegurança altamente seguros para isolar a preciosa carga.

Caçadores de ETs detectam estranho sinal vindo de estrela vizinha

É muito pouco provável que se trate de uma mensagem alienígena. No entanto, as ondas que parecem se originar nos arredores da anã-vermelha Proxima Centauri ajudarão astrônomos a refinar suas técnicas de busca.