Entenda o plano da SpaceX de enviar turistas à lua

A empresa divulgou que fechou com um passageiro particular uma viagem ao redor de nossa vizinha lunar. Veja aqui o que sabemos até agora.

Por Nadia Drake
Publicado 20 de set. de 2018 11:09 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020 03:22 BRT
O foguete Falcon 9 da SpaceX levanta voo no Centro Espacial John F. Kennedy em fevereiro ...
O foguete Falcon 9 da SpaceX levanta voo no Centro Espacial John F. Kennedy em fevereiro de 2018.
Photography by John Raoux, Ap

Nas últimas semanas, o CEO da SpaceX, Elon Musk, vêm aparecendo nas manchetes devido à possibilidade de um processo por difamação, por ter sua empresa de carros Tesla investigada pela Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos por causa de um tweet, e por fumar maconha durante uma entrevista. Agora, o provocador titã tecnológico promete fazer um grande pronunciamento, relacionado às aventuras espaciais de sua empresa.

“A SpaceX fechou com o primeiro passageiro privado do mundo que voará ao redor da lua a bordo de nosso foguete BRF, um passo importante para permitir o acesso às pessoas comuns que sonham em viajar para o espaço”, a empresa anunciou pelo Twitter.

Até agora, especulações apontam para  um passageiro japonês devido a um Tweet enviado pessoalmente por Musk com o emoticon da bandeira japonesa ao responder a pergunta: “É você, não é?”.

Então, o que é o BFR?

Como tantos itens do inventário de Musk, este foguete ganhou um nome um tanto quanto carregado. A empresa decidiu pelo título mundano de Big Falcon Rocket, baseado nos nomes dos foguetes Falcon já existentes na frota da SpaceX, mas o significado exato da letra “F” esteve em aberto por algum tempo.

Independentemente de como quiser chamá-lo, Musk havia originalmente idealizado que o BFR seria o principal veículo de transporte de terráqueos rumo à Marte. Com um propulsor de primeiro estágio de aproximadamente 60 metros de altura e nove de diâmetro, e com dezenas de motores Raptor sob ele, o BFR seria realmente bem grande. Ele poderia enviar 150 toneladas para a órbita da Terra e lançar suas espaçonaves parceiras (capazes de transportar cem pessoas) em direção ao nosso planeta vizinho avermelhado.

Em outras palavras, ele deverá ser mais que capaz de alcançar a lua, ou de limpar lixo espacial, ou de transportar pessoas de um lado ao outro do planeta em 3o minutos, tudo o que Musk já disse que gostaria de fazer.

A SpaceX já não anunciou um esquema para viagens à lua?

Sim. Em fevereiro de 2017, a empresa afirmou que  dois viajantes espaciais anônimos haviam comprado passagens para a lua, em um voo que os levaria ao redor de nosso satélite natural e de volta para casa. A viagem deveria ter acontecido em 2018, levado aproximadamente uma semana, e utilizado o foguete da empresa Falcon Heavy e sua cápsula para tripulantes Dragon. Na época, o Falcon Heavy ainda estava para voar, embora a SpaceX já tenha realizado um lançamento teste desde então.

Legal! Então vai acontecer?

Não. Musk divulgou posteriormente que a viagem havia sido postergada devido à produção do BFR, e disse que a partir de agora, não há planos para certificar a Falcon Heavy para viagens espaciais tripuladas. Enquanto isso, a cápsula Dragon ainda está sendo testada, e a NASA está planejando um voo teste com a primeira tripulação comercial no início de 2019.

Certo. Então como este plano é diferente do anterior?

Bem, quando a viagem foi divulgada, a SpaceX manteve a identidade dos dois viajantes em segredo. Desta vez, eles disseram que revelarão quem é o passageiro e por que essa pessoa quer visitar a lua. No entanto, ainda se trata de uma viagem ao redor da lua usando um foguete que ainda não existe. E no lugar da Dragon, o passageiro privado viajará a bordo da espaçonave Big Falcon.

Quando isso poderá acontecer?

É um mistério absoluto até o momento. Mas dado o tempo que a SpaceX leva para projetar, construir, testar e lançar seus foguetes e cápsulas de passageiros, não apostaríamos em nada muito em breve. Também ainda não está claro quanto o passageiro lunar pagará pelo privilégio. Por enquanto, o mundo terá de esperar por maiores detalhes, quando a SpaceX estiver pronta para entregá-los.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Espaço
Espaçonave israelense construída por empresa privada falha em tentativa de pousar na Lua
Espaço
Fotógrafo oficial da Nasa exibe seus registros mais espetaculares
Espaço
A Lua é elétrica – principalmente quando cheia
Espaço
Carro espacial de Elon Musk pode colidir com a Terra
Espaço
Em missão sem astronautas profissionais, SpaceX lança quatro civis ao espaço

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados