Primeiro eclipse solar total desde 2017 ocorre nesta terça-feira

Fenômeno poderá ser contemplado principalmente no Chile e na Argentina, mas também em partes do Brasil.

Por Andrew Fazekas
Publicado 2 de jul. de 2019, 12:09 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
No Brasil, a ocultação do Sol poderá variar entre 9% e 60%. Quanto mais ao sul ...
No Brasil, a ocultação do Sol poderá variar entre 9% e 60%. Quanto mais ao sul do país, melhor a visualização do eclipse .
Foto de Martin Bernetti, AFP, Getty

No fim da tarde desta terça-feira (2/7), um raro eclipse total bloqueará completamente o Sol sobre partes da América do Sul. É o primeiro eclipse solar total desde o grande eclipse americano de agosto de 2017.

Observadores sortudos no Chile e na Argentina terão um assento na primeira fila para o eclipse total, enquanto regiões maiores da América do Sul testemunharão um eclipse parcial. E, no resto do mundo, os espectadores poderão curtir a emoção do evento apenas via internet.

No Brasil, a ocultação do Sol poderá variar entre 9% e 60%. Quanto mais ao sul do país, melhor a visualização do eclipse – para quem tiver sorte, o fenômeno ocorre entre 17h30 e 18h. Contudo, já que o horário previsto coincide com o pôr-do-sol, apenas quem estiver em locais mais altos poderá curtir o eclipse, mesmo que parcialmente.

A Nasa divulgou um mapa indicando quais localidades estão mais propícias a assistirem ao eclipse total desta terça-feira.

101 | Eclipse Solar
Saiba mais sobre este fascinante fenômeno astronômico que ocorre a cada um ou dois anos na Terra.

Várias expedições estão montando câmeras ao longo do caminho da escuridão, transmitindo ao vivo o eclipse para o mundo à medida que ele se desenrola. Espera-se que o eclipse deste ano seja particularmente bonito, oferecendo vistas do Sol pairando baixo no céu acima de um cenário de montanhas.

O que esperar

Embora a Terra passe entre a Lua e o Sol todos os meses, um eclipse solar total ocorre apenas quando os três corpos celestes estão perfeitamente alinhados e a Lua lança sua sombra central escura, chamada de umbra, sobre a superfície da Terra.

Às 15h15 do horário local (16h15 em Brasília), a cidade de La Serena, no Chile, será a primeira atingida pelo evento na América do Sul.

O eclipse total, quando o Sol está completamente coberto, começa às 16h38 no horário local. Grandes multidões de viajantes do eclipse se reúnem na área de La Serena, onde podem esperar entre dois minutos e 17 segundos de total escuridão.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados