Tainara Venturini Sobroza é bióloga brasileira interessada em usar o som como ferramenta para acessar informações sobre espécies, interações e habitat, principalmente em primatas.
Tainara é uma bióloga brasileira fortemente motivada a usar sons como uma ferramenta para acessar informações ecológicas sobre espécies, interações e habitat, com foco principal em espécies de símios. Atualmente é doutoranda em Ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Ela desenvolve seu projeto na cidade de Manaus, uma das maiores cidades da Amazônia brasileira.
Tainara está trabalhando nos efeitos do ambiente acústico sobre o comportamento de uma espécie de símio criticamente ameaçada de extinção, o sauim-de-coleira. O sauim-de-coleira é capaz de sobreviver em uma cidade de dois milhões de habitantes, mas como a espécie lida com o barulho de uma cidade tão grande? Tainara busca responder a essa pergunta e, principalmente, agregar uma perspectiva comportamental às ações de conservação envolvendo o sauim-de-coleira. Também é comunicadora e educadora científica não acadêmica, ministra palestras e utiliza as redes sociais para falar sobre conservação e ecologia de símios.