#NGXplorers: João Campos-Silva
Conservacionista brasileiro na Amazônia e explorador da National Geographic.
Conservacionista brasileiro na Amazônia e explorador da National Geographic.
João Campos-Silva trabalha na Amazônia desde 2008, estudando como alinhar a conservação da biodiversidade com o bem-estar humano. Ele argumenta que um destino sustentável para a Amazônia só será possível se a conservação se tornar um caminho concreto para uma vida melhor para a população local.
Campos-Silva é o presidente inaugural do Instituto Juruá, uma ONG de pesquisa criada para desenvolver e implementar soluções de base comunitária para a conservação da Amazônia.
Ele também é pesquisador pós-doutorando na Universidade de Ciências da Vida (NMBU, Noruega), associado de pesquisa na Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil) e no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA, Brasil), membro da Fundação Mulago e vencedor do Prêmio Rolex de 2019.
Ecossistema aquático da Amazônia
Silva-Campos fez parte do projeto “Guardiões dos rios: conservação comunitária da megafauna aquática amazônica”, que abordou como as espécies da megafauna local podem conviver com o ser humano ao longo da exploração nos habitats aquáticos da Amazônia brasileira.
Ele e uma equipe experiente trataram sobre as ameaças e a ecologia da megafauna aquática amazônica, incluindo tendências históricas de exploração predatória, ameaças atuais, ecologia espacial, necessidades dos habitats e soluções de conservação para cada espécie.
O programa também abordou um modelo de conservação existente direcionado ao pirarucu e à tartaruga-da-amazônia para consolidar uma rede, em toda a bacia, de ambientes administrados pela comunidade O objetivo da rede é garantir ampla proteção a todo o ecossistema aquático.
Dados profissionais
HISTÓRICO NA NATIONAL GEOGRAPHIC
Bolsista em 2021
AFILIAÇÃO
Desconhecida
ÁREAS TÉCNICAS
Desconhecidas
Bolsas
Guardiões dos rios: conservação comunitária da megafauna aquática amazônica
Situação da bolsa: inativa
Data de concessão da bolsa: 2021
Início do projeto: 20/11/2021
Término do projeto: 15/11/2022
Local do projeto: Brasil