#NGXplorers: João Campos-Silva

Conservacionista brasileiro na Amazônia e explorador da National Geographic.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de abr. de 2023, 10:28 BRT

Conservacionista brasileiro na Amazônia e explorador da National Geographic.

Foto de National Geographic

João Campos-Silva trabalha na Amazônia desde 2008, estudando como alinhar a conservação da biodiversidade com o bem-estar humano. Ele argumenta que um destino sustentável para a Amazônia só será possível se a conservação se tornar um caminho concreto para uma vida melhor para a população local.

Campos-Silva é o presidente inaugural do Instituto Juruá, uma ONG de pesquisa criada para desenvolver e implementar soluções de base comunitária para a conservação da Amazônia.

Ele também é pesquisador pós-doutorando na Universidade de Ciências da Vida (NMBU, Noruega), associado de pesquisa na Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Brasil) e no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA, Brasil), membro da Fundação Mulago e vencedor do Prêmio Rolex de 2019.

Ecossistema aquático da Amazônia

Silva-Campos fez parte do projeto “Guardiões dos rios: conservação comunitária da megafauna aquática amazônica”, que abordou como as espécies da megafauna local podem conviver com o ser humano ao longo da exploração nos habitats aquáticos da Amazônia brasileira. 

Ele e uma equipe experiente trataram sobre as ameaças e a ecologia da megafauna aquática amazônica, incluindo tendências históricas de exploração predatória, ameaças atuais, ecologia espacial, necessidades dos habitats e soluções de conservação para cada espécie. 

O programa também abordou um modelo de conservação existente direcionado ao pirarucu e à tartaruga-da-amazônia para consolidar uma rede, em toda a bacia, de ambientes administrados pela comunidade O objetivo da rede é garantir ampla proteção a todo o ecossistema aquático. 

Dados profissionais

HISTÓRICO NA NATIONAL GEOGRAPHIC

Bolsista em 2021

AFILIAÇÃO

Desconhecida

ÁREAS TÉCNICAS

Desconhecidas

Bolsas

Guardiões dos rios: conservação comunitária da megafauna aquática amazônica

Situação da bolsa: inativa

Data de concessão da bolsa: 2021

Início do projeto: 20/11/2021

Término do projeto: 15/11/2022

Local do projeto: Brasil

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados