Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Bradley White
Essas folhas verdes brilhantes podem ser encontradas em centenas de kaikōmakos cultivadas no continente da Nova Zelândia. As árvores atuais são originárias do único espécime conhecido na natureza, localizado em uma ilha chamada Manawatāwhi.
Sheridan Waitai rega uma muda de kaikōmako, uma das 80 plantadas por ela e por outros ngāti kuris, a tribo māori local que é guardiã da ilha onde vive a única árvore na natureza. Os ngāti kuris continuam trabalhando com cientistas para entender a espécie e desenvolver planos para sua recuperação.
Existia uma única kaikōmako na natureza, da espécie Pennantia baylisiana, antes que o cientista Ross Beever induzisse um processo completo de reprodução em uma árvore cultivada a partir de uma estaca extraída da original.
Uma análise do status de conservação nas ilhas da Nova Zelândia feita em 1969 concluiu que a única kaikōmako que cresce em Manawatāwhi estava “certamente fadada à extinção”. Esse destino mudou quando Ross Beever, cientista, e Geoff Davidson, dono de um viveiro, cultivaram seis árvores que produziram milhares de sementes como esta, aqui ampliada.