Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
David Doubillet
Uma fêmea adulta de tubarão-zebra no Shedd Aquarium, em Chicago (EUA). Tubarões-zebra adultos estão em perigo em todos os lugares fora da Austrália, mas existem mais de 100 em aquários ao redor do mundo. Vários aquários, incluindo o Shedd, estão deixando os adultos acasalarem e produzirem ovos, que serão enviados para a Indonésia.
Tubarão-de-pontas-negras-do-recife patrulham os leitos rasos de grama do mar perto da Ilha Kri. Estes tubarões, agora comuns, eram raros antes que a rede de nove áreas marinhas protegidas de Raja Ampat permitisse que a vida marinha começasse a se recuperar. Tantos tubarões-zebra foram mortos que os poucos que restaram não conseguiram encontrar companheiros. Eles nunca mais voltaram, e é por isso que os cientistas estão tentando dar um salto na população através da reintrodução de animais criados em cativeiro.
As Ilhas Wayag, no norte de Raja Ampat, são um labirinto de praias arenosas, lagoas turquesa e atóis quebrados por torres de calcário. No passado, barcos pesqueiros lotaram essas águas remotas, quase exterminando os tubarões-zebra, mas agora uma área marinha protegida – uma de nove abrangendo 12 mil quilômetros quadrados – patrulhada por guardas-florestais oferece um refúgio para tubarões, arraias, tartarugas e outras vidas marinhas.
Peixes cardinais e da espécie pempheris schomburgkii nadam sob uma borda de coral nas Ilhas Wayag. Raja Ampat é o lar de cerca de 1600 espécies de peixes e mais de três quartos das espécies de corais do mundo – e Wayag está entre suas regiões mais espetaculares.
No dia anterior à soltura dos jovens tubarões Charlie e Kathlyn, eles estavam em um cercado marítimo na ilha Kri, onde tiveram a saúde checada pela última vez.
A cuidadora de tubarões Kyra Wicaksono usa uma luz para iluminar um embrião de tubarão-zebra em um novo viveiro de tubarões no Misool Resort, no sul de Raja Ampat, Indonésia. O ovo foi enviado do Aquário Sea Life de Sydney, Austrália. Em breve, um tubarão emergirá e viverá em um tanque antes de ser movido para um cercado marinho ao ar livre e depois para o oceano.
Nesha Ichida transporta um filhote de tubarão-zebra através do cercado marítimo na Ilha Kri, na Indonésia, para uma equipe de cuidadores de tubarões para um exame final de saúde no dia anterior à soltura dele na natureza.
A cientista Nesha Ichida libera o segundo tubarão-zebra do dia, uma jovem fêmea chamada Kathlyn, nas Ilhas Wayag, na Indonésia. Ichida faz parte de um novo grupo, ReShark, liderado por 44 aquários de todo o mundo, que visa reconstruir populações de tubarões ameaçados de extinção, reintroduzindo tubarões criados em cativeiro em suas águas nativas. (Ichida havia libertado Charlie, irmão mais velho de Kathlyn e o primeiro tubarão libertado pelo programa, 20 minutos antes.)