Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Euclid Consortium
Em um close-up do anel de Einstein, a luz de uma galáxia que está a 4,42 bilhões de anos-luz de distância formou um círculo ao redor da galáxia NGC 6505, que está a apenas 590 milhões de anos-luz de distância.
Durante uma fase de testes em setembro de 2023, o Euclid capturou esta imagem da galáxia NGC 6505. Investigações posteriores revelaram que o telescópio havia capturado uma forte lente gravitacional chamada de anel de Einstein.
Com o zoom em uma das visualizações de campo profundo do Euclid, essa imagem mostra a Nebulosa Olho de Gato, ou NGC 6543, brilhando intensamente em meio a um mar de outras galáxias e estrelas. A nebulosa é o lar de uma estrela moribunda e fica a cerca de 3 mil anos-luz da Terra.
O objetivo do Euclid é mapear as formas, os tamanhos e as posições das galáxias que ele descobre. Esse mapeamento ajudará os cientistas a desvendar a chamada teia cósmica, a vasta rede de filamentos de matéria que conectam grupos de galáxias.
O Telescópio Espacial Euclid está focado no levantamento de cerca de 1/3 do céu noturno ao longo de seus seis anos de operação, mas ele ampliará repetidamente três regiões do céu noturno (destacadas em amarelo na imagem oval acima) para capturar longas exposições do espaço profundo. Seu primeiro zoom nessas regiões revelou 26 milhões de galáxias.