Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Felipe Beltrame
Caiçaras sacodem e batem com a rede no chão para soltar as manjubas presas após pesca por 'corrico' em Iguape. O corrico é uma rede de emalhe que fica solta no rio, boiando acompanhada por um pescador que, após determinado tempo, recolhe o material e vai retirar o pescado na margem.
Caiçaras puxam as redes de arrasto depois de pescar manjubas nas margens do rio Ribeira de Iguape.
Pouco antes de uma tempestade, caiçaras puxam rede de arrasto durante pesca tradicional de manjuba (Anchoviella lepidentostole) nas margens do rio Ribeira de Iguape, em Iguape, litoral sul de São Paulo. A cidade é a única no Brasil com pesca comercial da iguaria.
O caiçara Roberto se prepara para partir após encher canoa com manjubas (Anchoviella lepidentostole) nas margens do rio Ribeira.
Pescadores carregam furgão frigorífico com caixas com manjubas após pesca tradicional realizada por caiçaras no rio Ribeira de Iguape. Vendidas pelos pescadores por R$ 5 ou 6 por quilo, as manjubas são vendidas no Ceagesp, centro de distribuição de alimentos na Zona Oeste da cidade de São Paulo, por R$ 15/kg.
Manjubas pescadas tradicionalmente por arrasto no rio Ribeira de Iguape. Do mesmo gênero das anchovas e algumas espécies de sardinha, a manjuba também é encontrada em outras regiões do Brasil e até é pescada no Rio de Janeiro, Espírito Santo e alguns locais do Nordeste, mas apenas em Iguape há a pesca direcionada.
Luzes no meio do rio Ribeira de Iguape, à noite, indicam ação de caiçaras durante a pesca tradicional de manjubas através da técnica de corrico. A técnica é mais barata que as redes de arrasto e permite que um pescador trabalhe sozinho.
Disnei de Jesus Cordeiro, o Foguinho, é caiçara nascido e criado em Iguape, vive da pesca durante a temporada de manjubas e, nos outros meses, faz bicos como pedreiro.
Caiçaras praticam a pesca tradicional de manjuba (Anchoviella lepidentostole) com redes de arrasto, na margem do rio Ribeira de Iguape.
Canal do porto, no munícipio de Iguape, litoral sul do estado de São Paulo.