Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Felipe Fittipaldi
Atafona, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense, é um exemplo do impacto do aumento do nível do mar na costa brasileira. O distrito perdeu 14 quarteirões devido ao aumento do nível mar e à erosão costeira. Cerca de 400 construções estão soterradas nas dunas.
O oceano Atlântico inundou diversas casas de Érica Nunes. Ela continua em Atafona apesar do aumento do nível do mar, porque não tem para onde ir.
Emídio da Silva é pescador aposentado e refugiado ambiental. Sua casa na Ilha da Convivência foi destruída pelas ondas, obrigando-o a se mudar para o continente em meados da década de 1990.
Fernando Antônio Lobato Borges em sua casa, que foi condenada devido à aproximação das ondas. Borges diz que não sairá de lá até que a água entre pela porta.
Gervasio é pescador e estaleiro em Atafona. Devido ao acúmulo de sedimentos no delta, barcos maiores como o dele não conseguem mais alcançar o oceano porque a foz do rio está obstruída e muito rasa.
Bancos de areia e assoreamento do rio Paraíba do Sul próximo à cidade de Campos dos Goytacazes. O acúmulo de sedimentos causado por barragens torna o fluxo do rio cada vez mais fraco perto do delta, tornando-o incapaz de proteger Atafona das ondas do oceano.
Sônia, vista aqui em uma das fotos que conseguiu salvar da destruição, costuma falar com jornalistas, cientistas e estudantes sobre a erosão da cidade e conta histórias de vizinhos que perderam suas casas.
Sônia Ferreira, moradora da Praia de Atafona, em frente à sua casa, muito próxima de ser tragada pelo mar. As ondas já derrubaram uma parede, mas Sônia não pensa em ir embora. Ela é muito conhecida em Atafona por documentar o processo de erosão da cidade.
Uma casa em Atafona destruída pelo mar.
A paisagem decadente de Atafona revela as crises existentes entre os humanos e a natureza. Suas dunas ocultam cerca de 400 construções, incluindo residências, hotéis, um posto de gasolina e uma igreja.