Assine a newsletter
Programação na tv
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Felipe Fittipaldi
Bancos de areia e assoreamento do rio Paraíba do Sul próximo à cidade de Campos dos Goytacazes. O acúmulo de sedimentos causado por barragens torna o fluxo do rio cada vez mais fraco perto do delta, tornando-o incapaz de proteger Atafona das ondas do oceano.
Uma casa em Atafona destruída pelo mar.
A paisagem decadente de Atafona revela as crises existentes entre os humanos e a natureza. Suas dunas ocultam cerca de 400 construções, incluindo residências, hotéis, um posto de gasolina e uma igreja.
José Luiz Rosa é pescador e morador da Praia de Atafona. Ele já perdeu três casas para as ondas nos últimos anos.
Uma rua em Atafona enterrada pela areia. Desde a década de 1960, 14 quarteirões foram perdidos para o mar.
Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles dá entrevista durante operação de combate ao comércio ilegal de madeira em Espigão d'Oeste (RO) em 2019. A medida que o desmatamento na Amazônia bate novos recordes, aumentando o risco de novas zoonoses, o Salles disse em reunião ministerial que “precisa haver um esforço nosso aqui, enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”.
Fiscais do Ibama analisam árvore cortada por desmatadores em Boa Vista do Pacarana, Rondônia. Em decisão da Justiça Federal que determina que órgãos de fiscalização ambiental realizem operações imediatas de comando e controle em ao menos dez áreas mais críticas na Amazônia, a juíza Jaiza Fraxe alerta para a diminuição de autos de infração pelo Ibama – apenas 201 em 2019 contra 360 no ano anterior.
Os Kayapós, que vivem na bacia do rio Xingu, na região central da Amazônia, lutam para preservar suas tradições culturais diante da exposição às influências do mundo moderno. Nos últimos dias, os líderes Kayapós negociaram a expulsão de garimpeiros de seu território durante a crise do coronavírus. Em outros lugares, as patrulhas de vigilância dos Kayapós derrubaram árvores para bloquear as estradas que dão acesso à sua reserva.
Agente do Ibama circula por uma madeireira ilegal durante operação em Espigão d'Oeste (RO). As ações de madeireiros – e os ramais por eles abertos pelo desmate – representam uma primeira onda que resulta no roubo de terra pública. Depois de desmatada, a área é vendida para uso em atividades agropecuárias.
Um rio que passa pela Reserva Indígena Roosevelt. A reserva é o lar de 1,2 mil membros da etnia cinta larga e abriga umas das maiores reservas de diamante do mundo. O governo de Jair Bolsonaro quer legalizar a exploração de minério nos territórios indígenas em toda a Amazônia brasileira. Críticos alertam que o garimpo desmatará a floresta e poluirá os rios, incluindo aqueles dos quais aldeias isoladas dependem para sobrevivência.