Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Felipe Goifman
O som do chifre de carneiro, o shofar, pontua, na Sinagoga Israelita do Recife, o rito dos bnei anussim – como são chamados os descendentes dos judeus convertidos ao cristianismo na Espanha e em Portugal nos séculos 15 e 16. Esta foto foi originalmente publicada em "O retorno do nordeste brasileiro ao judaísmo" em novembro de 2017.
Nas casas de Belo Jardim, as famílias da comunidade judaica local se encontram. O Shabat e as grandes festas são sempre celebrados. Os mais religiosos fazem as preces matinais diariamente.
Primeira sinagoga construída nas Américas, durante a ocupação holandesa, a Kahal Zur Israel é hoje um dos pontos turísticos da capital pernambucana.
O rabino Moré Venturas organiza todos os anos em Recife a Festa de Purim (acima). As pessoas se reúnem na Rua dos Judeus para escutar a leitura da Meguilat Esther, o livro de Ester, ponto principal do Carnaval judaico, quando se festeja a libertação dos judeus da Pérsia.
A Capela dos Milagres, em Olinda, fica no local em que teria funcionado a Guarda Judaica – um grupo de judeus incorporado às fileiras do Exército holandês nas batalhas pelo domínio de Pernambuco.
Baruch Araújo caminha sobre um açude seco em Belo Jardim. Tal como as teimosas árvores que desafiam a seca histórica, os bnei anussim resistiram por séculos às imposições para mudar a sua fé e a sua tradição.