Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
JPL
Saturno compartilha seu espaço com sua lua Tétis nesta cena capturada pela espaçonave Cassini da Nasa. Tétis pode ser vista acima dos anéis, perto do meio da imagem. Essa vista olha para o lado norte, iluminado pelo Sol, dos anéis, logo acima do plano dos anéis.
Os efeitos da pequena lua Prometeu se destacam em dois dos anéis de Saturno nesta imagem tirada pela sonda Cassini da Nasa, pouco antes do equinócio de agosto de 2009 em Saturno.
A lua de Saturno, Rhea, paira sobre uma Epimeteu menor e mais distante em um fundo impressionante de planeta e anéis. Na verdade, as duas luas não estão próximas uma da outra.
A espaçonave Cassini da Nasa captura a sombra da lua de Saturno Mimas enquanto ela mergulha nos anéis do planeta e atravessa a Divisão Cassini nesta imagem em cor natural.
Essa imagem aproximada em cor natural mostra Saturno, seus anéis e quatro de seus satélites gelados. Três satélites (Tétis, Dione e Reia) são visíveis contra a escuridão do espaço, e outro satélite menor (Mimas) é visível contra o topo das nuvens de Saturno muito próximo ao horizonte esquerdo e logo abaixo dos anéis. As sombras escuras de Mimas e Tétis também são visíveis no topo das nuvens de Saturno, e a sombra de Saturno é vista em parte dos anéis.
A sonda Galileo forneceu uma visão atraente da superfície da lua Europa, mostrando domos, sulcos e manchas vermelhas que contêm moléculas orgânicas ou de carbono.
A Lua não tem uma atmosfera como a que protege a Terra da radiação do sol e do vácuo do espaço. Em vez disso, ela tem uma camada extremamente fina de átomos chamada exosfera, e os cientistas há muito debatem como essa exosfera se forma.