Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Maika Elan
Montanhas, tempestades e a corrente de jato podem gerar a turbulência dos aviões. Embora geralmente seja mais estressante do que perigoso, alguns passageiros sofrem lesões devido ao ar turbulento todos os anos.
Riki Cook, 30, tem pai americano e mãe japonesa. Sua família mora no Havaí enquanto ele mora sozinho no Japão. “Riki sempre tenta ser excepcional”, diz Elan, “mas tem medo de cometer erros.”
Chujo, 24, tornou-se um hikikomori há dois anos. Ele tem sonhos de se tornar um cantor de ópera, mas como é o filho mais velho, sua família quer que ele entre para o negócio da família. Trabalhou em um escritório por um ano, mas o estresse era tanto que ele sofria de dores estomacais. Ele também comparava a sua situação com a de seu irmão mais novo, que podia fazer o que quisesse. Descontente, ele se comportava mal, gerando uma maior repreensão de sua família, o que intensificava o seu sentimento de vergonha. Ele se trancou em seu quarto por um ano até que seus pais o forçaram a participar de um programa de apoio.
Todo sábado, a organização sem fins lucrativos Novo Começo oferece uma refeição onde os hikikomori podem socializar com os funcionários e seus filhos, e entre eles. Muitos que já foram hikikomori encontram uma maneira de ajudar as pessoas.
Quando Elan fotografou Ikuo Nakamura, de 34 anos, ele estava em seu quarto havia sete anos.
Quarto de Shoku Uibori, 43, que se tornou um hikikomori há sete anos. “Ele era empresário e tinha sua própria empresa, mas faliu. Ele se tranca no quarto o dia todo para ler e, às vezes, sai à noite para comprar comida e outros itens básicos em lojas de conveniência”, escreve Elan.
A ‘irmã de aluguel’ Ayako Oguri escreve para Masahiro Koyama, 40, que estava em seu quarto há 10 anos. Esta é a terceira visita de Ayako à sua casa. Já que ele se recusa a conversar, ela escreve cartas e as deixa em frente ao seu quarto.
A 'irmã de aluguel' Ayako Oguri conversa com Ikuo Nakamura, 34, em agosto de 2016. Na época, Nakamura estava em seu quarto havia sete anos e Oguri já o visitava há vários meses. Em uma reviravolta recente, Elan descobriu que os dois se apaixonaram e se casaram. Nakamura agora quer se tornar um ‘irmão de aluguel’, ajudando outros hikikomori a saírem de sua reclusão.
Fuminori Akoa, 29, está em seu quarto há um ano. “De acordo com ele, é um grande homem e poderia fazer coisas extraordinárias, mas nem sempre tenta o seu máximo”, explica a fotógrafa Maika Elan, que o visitou com uma assistente social. “Ele muda seus hobbies e objetivos frequentemente e diz que, aos poucos, se perdeu.”