Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Martin Schoeller
A astronauta italiana Samantha Cristoforetti detém o recorde da segunda viagem espacial ininterrupta mais longa realizada por uma mulher, tendo passado 199 dias na Estação Espacial Internacional em 2015. (Peggy Whitson, da NASA, bateu o recorde com quase cem dias a mais em 2017). Quanto mais tempo ficava em órbita, disse Cristoforetti, mais evoluída era a sua percepção do tempo da humanidade na Terra. Quando as enormes forças geológicas que esculpiram o planeta são visíveis com o passar dos olhos, as eras nas quais construímos as pirâmides e os arranha-céu se tornam quase indistinguíveis. É como se, do seu ponto de vista, todos os nossos monumentos tivessem sido construídos da noite para o dia.
Deixando o cocar e os óculos sobre uma pedra, o chefe Pukatire imerge no rio Iriri durante o banho. Pukatire é um ativista dos direitos dos caiapós. No passado, ele já mobilizou os índios para que lutassem pelas terras e, se necessário, voltará a fazer isso.
Os caiapós que vivem perto de áreas urbanas na divisa de suas terras acabam por complementar a dieta com visitas ao supermercado, como este, em Tucumã
Na estação seca, as mulheres de Kendjam usam botes de alumínio, as “voadeiras”, para navegar pelo rio Iriri e coletar açaí e vagens de cumaru. São acompanhadas pelos homens, que vão caçar e protegê-las de um eventual ataque de onças.
BEPRÔ usa as contas e os brincos de algodão típicos da cerimônia em que os meninos recebem seu nome.
BEPRAN-TI exibe o conjunto de penas de sua cerimônia de noivado, um rito de passagem caiapó.
NGREIKÃTARÃ veste os longos colares de contas coloridas, tão apreciadas pelas mulheres caiapós.
PHNH-ÔTI teve o cabelo cortado em formato de V invertido, uma prática ritual feminina.
MEKARON-TI, o grande líder, fala português e é um indômito defensor de seu povo.
ROPNI, ou Raoni, um líder conhecido no mundo todo, é um dos poucos que ainda usam o tembetá no lábio.