Assine a newsletter
Disney+
National Geographic
National Geographic
National Geographic
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Ciência
Viagem
Animais
História
Meio Ambiente
Página do Fotógrafo
Pierpaolo Mittica
Diversos trabalhadores permanecem no local em tempo parcial, 15 dias por mês ou quatro dias por semana. Enquanto estão aqui, eles moram nos antigos apartamentos e dormitórios e obtêm o que precisam nas lojas locais.
Até mesmo Chernobyl possui cafeterias e lugares para relaxar com os amigos. “Passar todo o tempo em um lugar abandonado é muito deprimente”, relata Yuriy Tatarchuk, que trabalhou por mais de 20 anos na zona de exclusão.
A academia local na cidade de Chernobyl oferece uma oportunidade para atividades físicas e de recreação, como uma partida de tênis de mesa depois do trabalho.
Cerca de 100 cientistas trabalham nos laboratórios científicos de Chernobyl para monitorar a contaminação e estudar os efeitos da radiação no meio ambiente. Após o acidente, especialistas nucleares de toda a antiga União Soviética foram a Chernobyl pesquisar as consequências do desastre.
Para entrar na cidade de Pripyat, cada visitante deve passar por um posto de controle e apresentar as licenças necessárias. Os guardas na entrada trabalham em turnos de 12 horas.
Equipe na sala de controle do reator número dois em um dia normal de trabalho. Embora os reatores um, dois e três não produzam mais eletricidade, eles só poderão ser desativados em 2065.
Muitos dos reassentados que morreram nos últimos anos queriam ser enterrados nas aldeias onde nasceram. A zona de exclusão possui diversos cemitérios; como este em Opachici.
Em Chernobyl, um homem aguarda o início de uma apresentação na Casa da Cultura. Concertos, recitais e conferências ajudam a entreter a pequena população.
O morador desta casa em Kupovate morreu em 2015. Não é incomum ver lugares como este, onde todos os objetos da vida de uma pessoa foram deixados para trás.
Algumas pessoas reassentaram-se na aldeia de Kupovate, uma das muitas pequenas comunidades na zona de exclusão ucraniana.