Quais são os presentes dos Três Reis Magos, segundo a tradição cristã?

Esses três viajantes foram prestar homenagem a Jesus após seu nascimento e cada um dos presentes que levavam tinha seu significado.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de dez. de 2023, 15:00 BRT
Um mosaico bizantino da cidade de Ravena, na Itália, representando os Reis Magos visitando o menino ...

Um mosaico bizantino da cidade de Ravena, na Itália, representando os Reis Magos visitando o menino Jesus Cristo após seu nascimento em Belém.

Foto de NINA ALDIN THUNE Encyclopaedia of World History, (Creative Commons Attribution-ShareAlike)

No cânone religioso do cristianismo, os três reis magos eram visitantes vindos do Oriente que, guiados por uma estrela, chegaram à cidade de Belém, na Judeia. A viagem tinha como destino encontrar um menino recém-nascido de nome Jesus e reconhecer a importância da sua chegada. 

Quem detalha a trajetória desses personagens é a Encyclopaedia of World History (plataforma que fornece dados históricos com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre o tema pelo mundo). Os três reis magos se chamavam Gaspar, Belchior e Baltasar, e ao encontrar Jesus deram para a família do recém-nascido um presente cada um. As três ofertas têm um significado importante, explica a enciclopédia focada em história.

simbolismo da chegada dos reis magos a Belém é tão importante para o cristianismo praticado no Ocidente que 12 dias do Natal (em 25 de dezembro) se comemora o Dia Reis. Trata-se de uma data festiva em países de forte presença cultural católica, como detalha a Encyclopedia Britannica (plataforma de ensino radicada no Reino Unido)

Que presentes os reis magos levaram para Jesus? 

Como conta o evangelho de Mateus, na bíblia, os três visitantes foram ao local onde Jesus nasceu e, quando o viram com sua mãe, Maria, se puseram aos pés do bebê reconhecendo sua divindade, conta  a Encyclopaedia of World History.

Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra (um tipo de óleo para ungir também usado em embalsamamento). Os presentes tinham significado importante naquela época, além de serem objetos caros

A plataforma especializada em história esclarece que o ouro, por exemplo, era um objeto reservado aos reis, mas que foi dado como presente para simbolizar que Jesus era o aguardado "Rei dos Judeus". No caso do incenso, ele reforçava que Jesus era digno de adoração. A mirra (usada para funerais) foi destinada à sua eventual morte e possível sepultamento. 

Atualmente, muitos países comemoram o Dia de Reis cozinhando bolos doces especiais para a data. Em outros países é costume deixar, na noite anterior, uma tigela de água e um pouco de grama para os camelos que carregavam os Reis Magos em suas jornadas. Ao acordar, as crianças da casa que seguem essa tradição devem encontrar pequenos presentes em seus sapatos, afirma a Encyclopedia Britannica.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados