One Strange Rock

42 dos animais mais coloridos do mundo

Desde padrões chamativos a cores exuberantes, veja como estes animais se diferenciam do resto.Wednesday, November 8

Por Sarah Gibbens
ver galeria

Animais coloridos são mais que apenas ameaças visuais – o quanto eles chamam a atenção costuma ser resultado de adaptações evolutivas que fazem a espécie prosperar.

As aves usam a cor para aumentar as chances de acasalamento. Nesse caso, os machos, normalmente mais brilhantes e ornamentados que as fêmeas, tem mais probabilidade de procriar se tiverem características mais chamativas. 

Essa preferência é chamada de seleção sexual. Charles Darwin cunhou o termo porque acreditava que diferentes caminhos de seleção natural fornecem às espécies uma vantagem evolutiva. Animais se tornam mais coloridos para ser notados por parceiros ou para aperfeiçoar as técnicas de camuflagem, evitando a atenção de potenciais predadores.

No entanto, a caravela-portuguesa – uma criatura semelhante às águas-vivas – exibe tonalidades de azul-claro e lilás que servem a um propósito diferente. Enquanto flutuam na superfície da água, esses animais recebem uma enorme quantidade de raios ultra-violeta e, por isso, usam as cores brilhantes como um filtro-solar.

Entre listras em preto e brancos das zebras, pele multi-colorida de camaleões e bichos do mar transparentes, não há escassez de animais coloridos. 

Clique na galeria acima para ver algumas das criaturas mais brilhantemente coloridas da natureza. 

Com Will Smith

One Strange Rock

Confira a programação .