Montanhas

Elas definem a paisagem, alpinistas arriscam suas vidas para escalá-las e podem até produzir o pró

Por Redação National Geographic
Publicado 13 de jun. de 2018, 13:12 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT

Elas se elevam pelo mundo todo, até mesmo nos oceanos. Geralmente têm lados íngremes e inclinados e cordilheiras afiadas ou arredondadas, e um ponto mais alto, conhecido como pico ou cume. A maioria dos geólogos classifica as montanhas como relevo que se eleva a 300 metros ou mais. Uma cordilheira é uma cadeia de montanhas próximas umas às outras.

Como as montanhas são formadas?

As cordilheiras são formadas quando partes da crosta terrestre – chamadas placas tectônicas – se chocam umas contra as outras e “sobem” (como se fossem o capô de um carro em uma batida). O Himalaia se formou a partir de uma colisão que começou há 55 milhões de anos. Trinta das montanhas mais altas do mundo estão no Himalaia. O cume do Monte Everest, com 8.850 metros, é o ponto mais alto da Terra.

A montanha mais alta, de sua base até o cume, é o Mauna Kea, um vulcão extinto no Havaí, no Oceano Pacífico. Ele tem 10.203 metros desde sua base, mas apenas 4.205 estão acima do nível do mar.

Montanhas vulcânicas são formadas quando a rocha derretida das profundezas da Terra entra em erupção e se acumula sobre si mesma. O Havaí formou-se a partir de vulcões submarinos, e as ilhas que vemos hoje são os topos remanescentes desses vulcões. Alguns vulcões famosos incluem o Monte Santa Helena no estado de Washington, e o Monte Fuji no Japão. Às vezes, as erupções vulcânicas destroem montanhas em vez de construí-las, como aconteceu em 1980 na erupção do Monte Santa Helena

Quando o magma empurra a crosta para cima, mas endurece antes de irromper na superfície, forma as chamadas montanhas de domo. O vento e a chuva atingem o domo, esculpindo picos e vales. Alguns exemplos são as Montanhas Black Hills em South Dakota e as Montanhas Adirondack em Nova York. As montanhas em forma de platô são similares as de domo, porém se formam quando a colisão das placas empurra o solo sem que ele se dobre ou crie uma falha, e são então esculpidas pelo clima e a erosão.

Outros tipos de montanhas se formam quando as placas tectônicas levam a falhas ou mesmo a rachaduras na superfície da Terra, forçando os blocos de rocha tanto para cima quanto para baixo. Exemplos desse tipo incluem Sierra Nevada nos estados americanos da Califórnia e Nevada, as Tetons no Wyoming e as Montanhas Harz, na Alemanha.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados