Plásticos chegam aos oceanos por mais de mil rios

Cientistas acreditavam que no máximo 20 rios transportavam a maior parte dos plásticos aos oceanos, mas agora eles sabem que o número é muito maior, dificultando possíveis soluções.

Sapinho que brilha secretamente no escuro descoberto na Mata Atlântica

O anfíbio do tamanho de uma unha do polegar perdeu 93% de sua cobertura florestal.

Conheça o homem que viveu sozinho em uma ilha por 32 anos

Mauro Morandi encontrou serenidade em décadas de solidão na ilha Budelli, na Itália. E agora ele precisa deixar a ilha.

1,7 milhão de tartarugas são consumidas por ano no Amazonas. É possível um manejo sustentável?

Estudo estima que diversas espécies de tartarugas de água doce e jabutis selvagens são consumidos em centros urbanos no estado do Amazonas. Interesse pela carne e ovos de quelônios estimula o tráfico e pode colocar espécies em risco.

Cavalos selvagens cavam poços no deserto, gerando fontes de água para outras espécies

Esses inesperados “engenheiros de ecossistema” proporcionam hidratação para dezenas de espécies animais, de texugos a sapos.

Tubarões se orientam pelo campo magnético da Terra, confirma estudo inédito

Cientistas já suspeitavam os peixes podem navegar sentindo o campo magnético, mas ninguém sabia como – até agora.

Descobertos fragmentos raros do manto terrestre expostos nos EUA

O conjunto de rochas distribuídas por Baltimore provavelmente representa um segmento do leito pré-histórico de um oceano que já não existe mais.

Antigo alvo de tiros de canhão, Alcatrazes é laboratório vivo de estudos evolutivos

Isolados do continente há cerca de 20 mil anos, animais terrestres do arquipélago localizado a 35 km do litoral paulista guardam segredos sobre o processo de evolução.

Por que antiga cidade de Cahokia foi abandonada? Novas evidências descartam uma teoria

Localizada próximo da atual cidade de St. Louis, em Illinois, nos EUA, Cahokia entrou em declínio repentinamente 600 anos atrás, e ninguém sabe o porquê.

Como impedir que máscaras descartadas poluam o planeta

O equipamento de proteção individual é feito de plástico não reciclável. Atualmente, as máscaras são encontradas em todos os cantos da Terra, inclusive nos oceanos. A solução não é complicada: jogá-las fora.

Ilhas Cagarras, no Rio: o mais novo ponto de esperança na costa do Brasil

O monumento natural, que pode ser visto da praia de Ipanema, é o segundo Hope Spot do Brasil.

Antes raros, raios no Ártico agora são frequentes e podem remodelar a região

Pesquisas recentes apontam que o número de raios na região do extremo norte do planeta pode duplicar até o ano de 2100, e que esse aumento já começou a acontecer.

Descubra como o café pode acelerar a recuperação de florestas

Resíduos do processo da produção de café podem contribuir para que florestas destruídas sejam recuperadas.

O Segredos das Baleias

James Cameron produz e Sigourney Weaver narra esta série documental filmada ao longo de três anos em 24 locais para mostrar como as baleias fazem amizades para a vida toda, ensinam tradições do clã aos filhotes e sofrem pela perda de entes queridos.

Por que o vulcão em erupção no Caribe tem uma reputação tão mortífera?

O La Soufrière, na ilha de São Vicente, que havia entrado em erupção pela última vez em 1979, tem uma longa e trágica história de explosões fortes, mas imprevisíveis.

Como os rios voadores da Amazônia levam água para o resto do Brasil

Umidade da floresta explica por que o resto do Brasil não é um deserto como a Austrália. Destruição do bioma pode mudar tudo.

Por que gorilas machos batem no peito? Novo estudo oferece evidências curiosas

King Kong tornou esse comportamento famoso, mas cientistas ainda sabem pouco sobre por que os grandes símios realizam essa exibição de percussão.

Por que as baleias encalham? Nós também temos uma parcela de culpa

De marés enganosas à poluição sonora e pesca em excesso, há muitos motivos pelos quais as baleias — às vezes centenas ao mesmo tempo — acabem encalhando na terra firme.

Turismo de observação de vulcões está em crescimento, mas será muito arriscado?

Erupções deslumbrantes atraem visitantes a locais como a Islândia e o Havaí. Veja como visitá-los em segurança.