12 fotos provam que Júpiter é ainda mais estranho do que se imagina
O gigantesco planeta do Sistema Solar exibe cores e formas surreais.
Publicado 9 de mar. de 2018, 16:58 BRT

Faixas dinâmicas de nuvens brilham nesse mosaico de imagens da sonda Cassini, o retrato em cores de Júpiter com mais detalhes já produzido.
Foto de NASA, JPL, Space Science InstituteA embarcação Pioneer 10 da Nasa mandou essas imagens de Júpiter quando passou por lá em 1973.
Foto de NASAA Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade gigante, que tem 3,5 vezes o tamanho da Terra. Essa foto colorida veio da embarcação Voyager 1 da Nasa, que passou pelo planeta em 1979.
Foto de Goddard Space Flight Center da NASAA embarcação Galileo, que estudou Júpiter de 1995 até 2003, capturou esta imagem de Ganímedes, a maior lua de Júpiter.
Foto de NASA, JPLVistas em infravermelho no Telescópio Espacial Hubble, as três grandes luas, Io, Ganímedes e Calisto se tornam manchas escuras perto das nuvens vibrantes de Júpiter.
Foto de NASA, Esa, E. Karkoschka Universidade de ArizonaA lua Europa é coberta de interessantes fissuras que indicam um oceano profundo sob uma camada de gelo, como visto aqui pela embarcação Galileo.
Foto de NASA, JPL Cal-tech, Seti InstituteQuando a sonda Cassini passou por Júpiter a caminho de Saturno em 2000, ela capturou dados usados para fazer este mapa do polo sul do planeta.
Foto de NASA, JPL, Space Science InstituteCarinhosamente chamada de “lua-pizza”, Io é o satélite natural mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar.
Foto de NASA, JPLImagens como esta, capturada pelo Setor de Telescópios Infravermelhos da Nasa, no Havaí, em maio de 2015, ajudaram aqueles que gerenciavam a missão a se prepararem para a chegada de Juno à órbita de Júpiter.
Foto de NASA, JPL Cal-techEm 1994, os olhos do mundo (e o Telescópio Espacial Hubble) estavam em Júpiter, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 se chocou contra o planeta.
Foto de NASA, Esa, H. Weaver, E. Smith STScI, J. Trauger e R. Evans Laboratório de Propulsão a Jato da NONE NASAEste mapa global da lua Calisto, baseado em imagens da embarcação Galileo, mostra cicatrizes que indicam um longo histórico de impactos.
Foto de NASA, JPL, DLRCentro Aeroespacial AlemãoEm 1979, a embarcação Voyager 1 surpreendeu o mundo mostrando que, semelhante ao seu vizinho mais famoso, Júpiter apresentava anéis.
Foto de NASA, JPL, Galileo Project, NOAO, J. Burns Cornell et al.