Fotos antigas da realeza de países ao redor do mundo
Viaje no tempo com imagens surpreendentes de nosso acervo, de diversas partes do mundo.
Publicado 18 de mai. de 2018, 16:34 BRT, Atualizado 9 de abr. de 2021, 14:43 BRT

A Rainha Elizabeth II abre uma sessão do parlamento do Canadá, em Ontário, com o Príncipe Philip ao seu lado. A monarca britânica também é chefe de estado do Canadá, uma estrutura governamental remanescente da época em que a região esteve sob o comando britânico, e a rainha visitou o Canadá mais do que qualquer outro país durante o seu reinado.
Foto de Kathleen Revis, National Geographic CreativeUma princesa da Mongólia veste um completo vestido cerimonial, incluindo um tradicional chapéu mongol.
Foto de Adam Warwick, National Geographic CreativeUm príncipe do Sião usa um completo conjunto de joias, incluindo o chapéu no modelo de um chadok, o tradicional chapéu das dançarinas do Sião.
Foto de Eliza R. Scidmore, National Geographic CreativeUma princesa suázi é vestida por uma mulher mais velha no dia de seu casamento nos anos 70 em KwaZulu-Natal, África do Sul. A Suazilândia, um pequeno país praticamente todo envolto pela África do Sul, é atualmente governada por uma monarquia.
Foto de Volkmar K. Wentzel, National Geographic CreativeYang-Chi-ching, o príncipe de Liulin, na província chinesa de Gansu, senta-se à frente de seu yamen, seu escritório administrativo. Ele veste uma capa feita de pele de raposa e um casaco de peludo com bordas de pele de lontra.
Foto de Dr. Joseph F. Rock, National Geographic CreativeUma mulher interpretando o papel de uma princesa em uma produção wayang, em Java, na Indonésia, usa a posição de seus braços para ajudar a expressar suas emoções. O wayang é um tipo de teatro javanês que utiliza sombras e bonecos para contar histórias, muitas vezes centradas na vida da realeza.
Foto de W. Robert Moore, National Geographic CreativeUm príncipe e uma princesa da Mongólia de pé com seus filhos pequenos, envoltos em peles quentes para afastar o frio, no pátio de sua casa em Pequim, China.
Foto de W. Robert Moore, National Geographic CreativeO Rei Thibaw e a Rainha Supayalat, os últimos monarcas a reinarem sobre a Birmânia (agora conhecido como Myanmar), sentam-se abaixo da entrada esculpida do Pagode de Shwedagon, em Yangon. Após reinarem por apenas sete anos, eles perderam o controle da região para colonizadores britânicos e foram exilados a uma pequena vila na Índia.
Foto de Eliza R. Scidmore, National Geographic CreativeUm jovem príncipe da Mongólia posa para uma foto, usando um chapéu com enfeites que simbolizam seus status real.
Foto de Adam Warwick, National Geographic CreativeA imperatriz iraniana Farah Pahlavi caminha pelo Palácio do Golestão usando vestimentas cerimoniais. A viúva de Mohammad Rezā Shāh Pahlavi ainda vive em exílio até hoje, enquanto sua nação é governada pelo governo da República Islâmica do Irã.
Foto de James L. Stanfield, National Geographic CreativeO Imperador Haile Selassie I e a Imperatriz Menen Asfaw posam em seus mantos na Etiópia. O nome de registro de Haile Selassie era Ras Tafari Makonnen, e sua ascensão ao trono na África fez com que muitos jamaicanos acreditassem que ele havia cumprido uma profecia bíblica, marcando o início da fé rastafári.
Foto de W. Robert Moore, National Geographic CreativeO Príncipe Chun, um regente da China, segura seu filho, o Imperador Xuantong, na província de Liaoning. Membro da dinastia Manchu, Xuantong tornou-se o 12º imperador da dinastia Qing e o último imperador da China, com a queda do governo monárquico dando lugar para a República da China.
Foto de NATIONAL GEOGRAPHIC CREATIVEA Princesa Elizabeth Bibesco era filha de um primeiro ministro britânico e escritora. Ela se casou com Antoine Bibesco, um príncipe romeno, e viveu boa parte de sua vida em Paris como patrona das artes.
Foto de Bruce Dale, National Geographic CreativeUma princesa de Hue veste seu manto real em Annam, na Indochina Francesa. Hue foi a capital imperial do Vietnã nos séculos 19 e 20, quando os imperadores Nguyen governavam o país. O local é agora um Patrimônio Mundial protegido da UNESCO.
Foto de W. Robert Moore, National Geographic CreativeEste retrato informal da princesa de Tonga foi tirado na Ilha de Niue no início do século. A família real atual de Tonga, a Casa de Tupou, é descendente de três dinastias antigas e governa o país até hoje.
Foto de NATIONAL GEOGRAPHIC CREATIVEO Rei Eduardo VIII, o Príncipe de Gales na época, posa com pilotos militares das forças Aliadas que abateram cinco ou mais inimigos em combate durante a Primeira Guerra Mundial.
Foto de Captain Jean Richard, National Geographic CreativeUm príncipe Choni veste trajes tradicionais na China.
Foto de Dr. Joseph F. Rock, National Geographic CreativeHang Kai Huei, soberano do reino budista Gelugpa de Muli, posa em frente a uma chaminé sacrificial no que hoje é conhecido como a província de Sichuan, na China. Seu reino foi deposto pelo governo comunista da China na década de 1950, e a área é hoje conhecida como Condado Autônomo Tibetano de Muli.
Foto de Dr. Joseph F. Rock, National Geographic CreativeGrace Kelly, nascida no rico bairro da Filadélfia de East Falls, em 1929, aposentou-se de sua carreira de atriz para se casar com o Príncipe Rainier III de Mônaco. Após tornar-se uma princesa, ela viveu em um palácio na Riviera Francesa até sua morte, em 1982.
Foto de Gilbert M. Grovesnor, National Geographic CreativeTāufaʻāhau Tupou IV é coroado rei das Ilhas de Tonga na Ilha de Tongatapu, em 1968. Ele era conhecido por seu gigantesco tamanho e governou o arquipélago polinésio formado por 150 pequenas ilhas até 2006, quando morreu e seu filho, o Rei George Tupou V, ascendeu ao trono.
Foto de Luis Marden, National Geographic CreativeA rainha de Nyorophu de pé com seus dois filhos na Ilha de Nyorophu, na província chinesa de Yunnan. O Lago Yongning, que cerca a ilha, foi lar de uma lamaseria, monastério onde vivem líderes espirituais do budismo tibetano conhecidos como lamas.
Foto de Dr. Joseph F. Rock, National Geographic CreativeSalote Tupou III, a primeira rainha governante de Tonga e mãe de Tāufaʻāhau Tupou IV, governou o arquipélago até sua morte em 1965.
Foto de Luis Marden, National Geographic CreativeUma ex-rainha de Ladaque, na Índia, senta-se com sua filha, uma freira, e fazem carinho em um cachorro. Ladaque foi um antigo reino no Himalaia, próximo ao Tibet. A visita era difícil para estrangeiros devido, em parte, ao terreno acidentado, mas também devido ao fato dos estrangeiros serem proibidos de entrar sem a permissão do governo até a década de 1970.
Foto de Volkmar K. Wentzel, National Geographic CreativeUygen Wangchuk, o primeiro rei do Butão, posa para uma fotografia em vestimentas reais e um selo britânico na década de 1900. Após negociar com os britânicos sobre o controle de Dooars, a passagem para a Índia oriental, e agir como mediador diplomático entre o Reino Unido e o Tibet, foi eleito rei em 1907, estabelecendo uma monarquia hereditária. O Butão já teve quatro outros reis desde seu reinado.
Foto de John Claude White, National Geographic CreativeA rainha da Ilha de Nuku Hiva, a maior das Ilhas Marquesas no território francês das Polinésias Francesas, posa para uma foto no início do século.
Foto de John W. Church, National Geographic Creative