Picos e cumes: 30 fotos de aventuras majestosas nas montanhas
De cumes nevados na Suécia aos picos cobertos por grama na Irlanda, as montanhas oferecem aos exploradores a oportunidade de aceitar um desafio, testar seus limites e presenciar paisagens de tirar o fôlego.
Publicado 11 de jun. de 2018, 16:06 BRT

Em 2015, o Monte Cervino foi iluminado para marcar o 150º aniversário da primeira escalada da montanha. 50 lâmpadas ao longo de Hörnligrat gradualmente se acenderam até iluminar todo o caminho dos primeiros escaladores de 1865. Uma lâmpada vermelha marcava o local abaixo do cume onde quatro alpinistas caíram e morreram.
Foto de Natalia Grebesheva, Your ShotCume de Aiguille de Bionnassay (4.052 metros) após escalar a vertente norte. Maciço do Monte Branco.
Foto de Paolo Vimercati, Your ShotA partir do cume de Mount Gordon, observamos enquanto um jovem grupo de alpinistas pega uma água azul brilhante de um lago quase irreal bem abaixo do cume!
Foto de Don Wilson, Your ShotUm halo de 22º durante um eclipse lunar total a 4,2 metros do cume do vulcão Mauna Kea, na Ilha do Havaí.
Foto de Andrew Hara, Your ShotEsse era o caminho para o cume do Mount Arrowsmith, na Ilha de Vancouver, Columbia Britânica. A visibilidade estava ruim, mas as condições de neve estavam perfeitas e os níveis de entusiasmo estavam altos.
Foto de Ian Duncan, Your ShotPico Jengish Chokusu (também conhecido como Pico da Vitória ou Pico Pobeda, com 7.349 metros) é o pico mais alto do Quirguistão. Ele é conhecido como o pico mais setentrional, com mais de 7 mil metros de altitude, e um dos picos mais perigosos para alpinistas neste nível de altitude. Desde a primeira escalada, em 1956, somente cerca de 400 alpinistas chegaram ao topo e 100 morreram tentando. Na noite em que esta foto foi tirada, um grupo de 20 alpinistas estava enfrentando dificuldades no caminho de volta, após perder um de seus membros perto do cume.
Foto de Saulius Damulevicius, Your ShotOs lindos caprichos da natureza. Contemplar um vulcão ativo muito de perto e de outro pico é algo que não tem que ser vivenciado somente uma vez, mas em diversas ocasiões. Ouvir aquele barulho da Terra é uma sensação única, algumas vezes aterrorizante e outras cheias de adrenalina. Um dos vulcões mais ativos do mundo, Fuego, do pico do vulcão Acatenango.
Foto de David Rojas, Your ShotCheguei ao cume da Montanha Huayna Potosí, na Bolívia, e fiquei surpreso ao ver um cachorro me seguindo. Um alpinista incrível!
Foto de Linda Rahmat, Your ShotO Monte Pilatus, magistralmente, eleva-se sobre a cidade de Lucerna e o lago. Uma camada de nuvens/névoas finas e baixas com certeza enfatiza a altitude desse cume em relação ao que está ao redor.
Foto de Jeroen Hribar, Your ShotEu estava explorando a selvagem e remota Cordilheira do Cáucaso, na Geórgia, com um grupo de esquiadores profissionais. Aqui vocês veem os três amigos subindo uma montanha solitária ao pôr do sol para fazer uma descida em um percurso não marcado até o vale. Anne Wangler já está no cume e está vendo os amigos subirem os últimos metros até o pico.
Foto de Christoph Jorda, Your ShotUm vislumbre rápido de alpinistas a partir de um teleférico que ia para o cume do Monte Branco.
Foto de Andrew Hara, Your ShotÉpico nascer do sol debaixo do cume Ha Ling Peak, no Canadá. Levei mais de duas horas de caminhada no escuro e no frio para chegar ao topo. A temperatura estava por volta de -20° Celsius e os meus dedos quase caíram quando eu estava tentando ajeitar a câmera e encontrar os componentes, mas ao conseguir capturar isso, a imagem ficará comigo para sempre.
Foto de Marta Kulesza, Your ShotUma lua cheia guia o nosso grupo ao longo do campo com fendas a caminho do cume de Rainier. Amarrados juntos, damos cada passo com muito cuidado e lidamos com o fato de que carregamos a vida de cada um de nós em nossas mãos.
Foto de Adam Nawrot, Your ShotO acampamento do inverno é frio, desagradável e lindo. Tirei essa foto perto do cume de Winchester Mountain, no estado de Washington.
Foto de Jacob Moon, Your ShotTirei essa foto na manhã do dia 12 de janeiro de 2015 no cume do Trappers Peak, após passar a noite lá em cima em uma barraca.
Foto de Jacob Moon, Your ShotQuando subimos as montanhas naquela noite com os astrônomos de Vals, eles nos contaram todos os fatos sobre cada pico que vimos. O Monte Guraletschhorn (2.908 metros), que pode ser visto nesta foto, era um deles. O centro da Via Láctea estava atrás do cume. Na foto, facilmente você consegue ver a colorida Nebulosa Laguna e o brilhante planeta Saturno, no canto superior direito. Felizmente, a paisagem da montanha foi eliminada pelo aparecimento da lua, dando um tom mais intenso à foto.
Foto de Gianni Krattli, Your ShotWill Gadd escala um bloco de gelo no oásis deserto perto do cume do Monte Kilimanjaro.
Foto de Christian Pondella, Your ShotDescida do cume Raceka, no Parque Nacional Ala Archa, no Quirguistão.
Foto de Kristaps Liepins, Your ShotEm cima de dois pináculos da montanha de Snaefellsjokull, na Islândia, o alpinista Remi McMurtry está em pé acima das nuvens. Em pé no cume mais alto, tremi esperando para as nuvens limparem, na mesma posição por 30 minutos para ter 30 segundos de claridade. Depois as nuvens baixaram enquanto fazíamos o caminho de volta em um sol da meia-noite.
Foto de Will Copestake, Your ShotCume do Arête des Cosmiques no Maciço Monte Branco, em Chamonix, na França.
Foto de Jensen Walker, Your ShotO pico mais alto da Irlanda, Carrauntoohil. Arrebol é um brilho avermelhado frequentemente visto nos cumes das montanhas antes do nascer do sol ou logo após o pôr do sol.
Foto de Max Malloy, Your ShotEsta foto foi tirada a cerca de 8.800 metros enquanto atravessávamos um pico piramidal do Monte Everest. É difícil tirar muitas fotos daqui de cima e eu estava preocupado que a minha bateria acabasse antes de ter a chance de tirar esta foto nesse cume difícil de chegar. Ela foi tirada talvez a 30 minutos de chegar no topo e ficou muito boa considerando que foi tirada com uma mão só!
Foto de Andrew Robertson, Your ShotO Monte Cervino iluminado no 150º aniversário da primeira escalada. Os primeiros a chegarem no topo foram Edward Whymper (inglês) e Michel Croz (francês), junto com o resto do time, pela cidade de Zermatt e pela vertente leste (como mostrado pelas lanternas). Eles estavam competindo contra uma equipe italiana, que chegou ao cume apenas três dias depois pela vertente sul. Há uma única lanterna vermelha para mostrar onde o Lord Francis Douglas, Charles Hudson, Douglas Hadow e Michel Croz foram mortos ao descer a montanha.
Foto de Sam Ferrara, Your ShotComeço do inverno na Noruega Setentrional e Johan Engebratt chegou ao cume algumas horas após escalar pelo nível do mar. Na última parte do cume, ele precisou colocar os esquis na mochila. As paisagens são só água e montanhas e o sol não está muito alto, como sempre acontece nesse período do ano. Faltou apenas uma coisa: a descida com os esquis.
Foto de Fredrik Schenholm, Your ShotEsta foto foi tirada esta quinta-feira ao descer da montanha South Suicide Peak, no Parque Estadual Chugach, no Alasca. As condições estavam boas. Tanto as condições em relação às avalanches quanto ao tempo estavam boas de modo que foi possível ver um cume no meio do inverno do Alasca.
Foto de Ian Glass, Your ShotA montanha North Arapaho Peak é o ponto mais alto do Indian Peaks Wilderness. Não somente você consegue ver a Arapaho Glacier bem abaixo do cume, mas também a cidade de Boulder ao longe, para qual a geleira fornece água. Arapaho, como muitas geleiras, está ficando menor a cada ano que passa.
Foto de Christoph Jorda, Your ShotEsta foto foi tirada esta quinta-feira ao descer da montanha South Suicide Peak, no Parque Estadual Chugach, no Alasca. As condições estavam boas. Tanto as condições em relação às avalanches quanto ao tempo estavam boas de modo que foi possível ver um cume no meio do inverno do Alasca.
Foto de Cale Green, Your ShotUm rápido descanso durante uma escalada ao Monte Elbrus durante um dia muito tempestuoso.
Foto de Per-kjetil Skare, Your ShotMonte Brewster (à direita) e Top Heavy (à esquerda), com o Brewster Glacier no meio. O cume do Monte Armstrong está em primeiro plano. Alpes do Sul, Nova Zelândia. Para mim, isso resume a minha missão pessoal para a felicidade: estar nas montanhas, longe da confusão e das frustrações da vida na cidade, à procura de um objetivo, imerso no momento.
Foto de Peter Laurenson, Your ShotDois alpinistas alcançam o cume do Mont Blanc du Tacul, nos Alpes Franceses.
Foto de Lucas Heitz, Your Shot